terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O que espera Rosilete em 2011?

Rosilete / Lineu Filho


2010 foi um ano de altos e baixos para Rosilete dos Santos, 35. A peso galo fez 5 lutas, perdeu o embate principal da temporada para a argentina e campeã mundial dos supergalos do Conselho Mundial de Boxe, Marcela “La Tigresa” Acuña, porém mesmo com a derrota saiu do ringue respeitada.

O seu cinturão da World Boxing Comission pode ser considerado de 2° escalão, mas catapulta a pugilista para uma posição que a maioria das suas compatriotas apenas vislumbra e que a própria ex-boia fria não imaginava em seus sonhos mais loucos enquanto manuseava seu facão nos canaviais paranaenses.

O reconhecimento aparece nos rankings mundiais das principais agremiações da nobre arte. Surge na 4° posição dos super-moscas no Conselho Mundial de Boxe e ocupa o 7ª lugar entre os galos na Associação Mundial de Boxe.

No Conselho Mundial a campeã da categoria é a mexicana Ana Torres – que não integra o ranking pelo status do título –, a 1ª é a japonesa Naoko Yamaguchi, e na sequência vem a americana Ava Knight e a francesa Nadia Hockmi. A alemã Alesia Graf que bateu Rosilette há dois anos aparece em 8ª.

Para a Associação aparecem na frente de Rosilete em 1ª Galina Ivanova da Bulgária, acompanhada de Graf, Alicia Ashley da Jamaica, a mexicana Zulina Muñoz, Hockimi e a russa Oksana Vasilyeva. A italiana Emanuela Pantani é a dona do cinturão dos galos, mas está em recesso.

A próxima luta será dia 19 de março em sua cidade, São José dos Pinhais – a data marca o aniversário do município – e nesse dia Rosilette luta pelo título interino dos galos do Conselho Mundial de Boxe que está vago, a adversária ainda não foi definida.

Ocupando tais posições nos rankings, a fazem ser uma das principais expectativas do boxe nacional que com o tempo vem ganhando reconhecimento de público, imprensa e crítica. Não pode ser louvada como uma Mulher-Maravilha (ainda, um dia quem sabe?), porém não deve ser relegada dos holofotes como se fosse uma escada internacional.

Em suas lutas fora do país é notável o ímpeto e a maneira como se entrega ao combate é totalmente diferente de muitos pugilistas do Brasil que literalmente entregam o combate em troca de um trocado e passeio internacional.

Aos 35 anos, Rosilete acende as esperanças das pugilistas, afinal, infelizmente Adriana Salles não luta mais, Duda não teve uma boa temporada e Simone Duarte busca seu espaço no MMA. Portanto, é Rosilete é um dos nomes para se prestar atenção em 2011. O que espera por ela no final de sua jornada?