sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fim de semana tem Holyfield no ringue

Evander Holyfield / (Foto: Jens Larsen - EFE)


O fim de semana tem como destaque a luta do veterano Evander Holyfield, 48, que mantém sua saga de ser o campeão do mundo de uma das grandes entidades mais velho e bater o recorde de George Foreman que obteve o feito aos 45 anos.

Hoje na Argentina se apresenta o meio-médio Diego “La Joya” Chaves, 24, frente o compatriota Omar Gabriel Weis, 38, que tentará tirar-lhe o cinturão latino da Organização Mundial de Boxe. Chaves (16-0-0, 13 KO's) é conhecido por ter suplantado os brasileiros Edvan dos Santos Barros, Daniel Saboia e o falecido Jeferson Gonçalo, enquanto Weis (40-10-4, 17 KO's) vem de duas derrotas e um empate.

O também argentino Lucas Martin Matthysse, 28, busca se recuperar da derrota por decisão divida para Zab Judah dos E.U.A em novembro nesta sexta-feira contra DeMarcus Corley, 36, conterrâneo de Judah que se apresenta na Argentina. Matthysse (27-1-0, 25 KO's) e Corley (37-15-1, 22 KO's) disputam o título vago Inter Continental da OMB.

No México a sexta-feira é marcada pela unificação do título FECARBOX do Conselho Mundial de Boxe em posse de Johnny Garcia e do Latino OMB em poder de William Urina, 25, da Colômbia. Urina (17-0-0, 14 KO's) almeja manter a invencibilidade entre os supermoscas e para isso terá superar Garcia (9-2-1, 5 KO's) em casa.

No sábado o veterano que já foi campeão dos pesados em 4 oportunidades além de melhor cruzador de todos os tempos, Evander Holyfield, 48, batalha contra Sherman Williams, 38, das Bahamas, em sua saga rumo ao recorde de campeão mais velho de uma das quatro maiores entidades: Associação Mundial de Boxe, Federação Internacional de Boxe, Organização Mundial de Boxe e Conselho Mundial de Boxe.

Após Williams (34-11-2, 19 KO's), Holyfield (43-10-2, 28 KO's) tem encontro marcado com o dinamarquês Brian Nielsen e sua temporada será acompanhada pelo jovem brasileiro Raphael Zumbano, campeão Internacional pela World Boxing Federation que almeja uma oportunidade contra o lendário rival de Mike Tyson.

Outra luta que merece ser observada pelos brasileiros é o encontro de sábado no México entre Ana Maria Torres, 30, e a japonesa, Naoko Yamaguchi, 32, pelo título dos supermoscas CMB em posse da primeira. Uma brasileira em especial tem a mexicana em sua mira, o nome da pugilista observadora é Rosilete dos Santos.

Ana Maria (23-3-2, 14 KO's) não perde desde 2007 quando foi superada por decisão dividida pela norte-coreana Myung Ok Ryu, já Naoko (16-2-3, 14 KO's) sofreu sua última derrota em 2008 por nocaute técnico.

Em Las Vegas Julio Cesar dos Santos, 33, o “Gaspar” marca a presença brasileira na rodada frente Valente Tinajero, 31. Para Gaspar (16-0-0, 15 KO's) é seu segundo desafio fora do país, já foi vitorioso na Colômbia temporada passada, e para Tinajero é uma chance de redenção após 3 derrotas consecutivas.