quinta-feira, 21 de abril de 2011

Elber perde para Moldagereyev na WSB

Elber Passos / (Foto: Divulgação)


O brasileiro Elber Passos (85 kg) do L.A Matadors protagonizou uma das lutas mais equilibradas da World Series Boxing com o cazaque Marat Moldagereyev do Astana Arlans no dia 17 de abril, porém foi derrotado nas e não avançou para as finais.

Os jurados viram 48-47 (triplo) favorecendo o europeu. Entretanto, a vitória não venho fácil tendo Passos levado o 1º e 5º rounds. Segundo a AIBA (órgão que regula o boxe amador) o gancho aplicado por Passos na 1ª passagem por pouco não acabou a luta, mas Moldagereyev se recuperou e venceu o embate.

A World Series of Boxing é uma liga esportiva formada para atletas amadores lutarem sem protetores de cabeça e camisa antes de se profissionalizarem. Compõem o ringue três juízes, um árbitro e um supervisor, sendo a forma de aplicar pontos semelhantes as do boxe profissional.

As lutas tem 5 rounds de 3 minutos cada e os atletas são separados por equipes, a esquadra com maior número de vitórias em cinco lutas vence a disputa.

Os atletas são divididos em galo (54kg), leve (61kg) médio (73kg), meio pesado (85kg) e pesado (+91kg). Cada time tem no mínimo 10 lutadores e no máximo 20, sendo no mínimo 2 por cada categoria.

A composição dos times permite além dos atletas do país, participantes estrangeiros sendo pelo menos três estrangeiros em um grupo de 10 ou 6 para 20. Os resultados contam para classificação olímpica.  

Fonte: CBBoxe.com.br