domingo, 17 de abril de 2011

Giovanni Lorenzo protesta contra irregularidades em disputa de título interino AMB

Giovanni Lorenzo (dir.) e Hassan N'Dam N'Jikam (esq.) / (Foto: Ag. Internacionais)


O dominicano Giovanni Lorenzo, 30, acredita ter sido prejudicado pelo jurado Stefano Corozza em seu confronto contra o campeão interino dos médios da Associação Mundial de Boxe Hassan N'Dam N'Jikam, 27, dos Camarões no dia 2 deste mês na França e decidiu apresentar protesto formal.

Lorenzo (29-4-0, 21 KO's) abriu corte acima do olho direito do campeão no 5º assalto após vários golpes sucessivos além de quase jogá-lo para fora do ringue dada a força dos seus socos, mas foi auxiliado para voltar ao tablado por um fotógrafo e por Corozza.

Como diz Arnaldo: “a regra é clara”, caso o pugilista receba ajuda de outros que não de sua equipe para voltar ao ringue deve ser desclassificado. O correto seria o próprio árbitro Hubert Earle declarar Lorenzo vencedor da apresentação.

Os dominicanos apontam a tentativa do camaronês e seus segundos de fazer as bandagens antes da luta sem a presença de um membro do time rival. Lorenzo também baseia sua crítica na pontuação favorável ao campeão 119-109, 119-110 e 116-110. Corozza e seu colega Juan Manuel Perez contabilizaram 10-9, porém em caso de queda o regulamento indica 10-8, ou seja, menos 2 pontos.

Com tantas irregularidades, Lorenzo requer uma revanche com N'Jikam (26-0-0, 17 KO's) com a Comissão de Campeonatos da Associação Mundial de Boxe. Este é um caso que requer avaliação não só de entidades, atletas e dirigentes, mas de fãs também com o intuito de se pensar os rumos do boxe.