terça-feira, 26 de abril de 2011

Matéria do Globo Esporte mostra a recuperação de detentos por meio do boxe

O programa Globo Esporte fez uma matéria com a equipe da academia Delfim mostrando a recuperação de detentos por meio do boxe. A nobre arte já resgatou diversos seres humanos para a sociedade como Mike Tyson que passou por reformatórios na juventude e o também ex-campeão mundial Sonny Liston que foi mantido em cárcere por seus crimes e nesse ambiente por incentivo de um padre descobriu o boxe.

O Juiz Carlos Figueiredo da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro é o idealizador do projeto Lute pela Vida que busca recuperar os detentos. Sua visão é baseada em dados estatísticos e o programa passará de atuar em um presídio para 10 unidades.

Em São Paulo ficou conhecido por implantar o boxe no famoso e extinto Carandiru, o ex-diretor da penitenciário Luiz Wolfman, conhecido como “Luizão”. Também atuaram da mesma forma os irmãos Waldemar e Ralph Zumbano que quando presos por apresentar ideais políticas diferentes das do Presidente Getúlio Vargas aproveitaram o tempo para ensinar boxe na prisão tendo como principal expoente Romeu Barbosa. O ex-presidiário quebrou dois preconceitos, o de ser ex-detento e o de ser negro.

Para conferir a matéria do Globo Esporte clique aqui.