quinta-feira, 26 de maio de 2011

Baldini lança livro sobre Mike Tyson

Convite "Mike Tyson - Uma Trajetória de Nocautes"


O livro Mike Tyson – Uma Trajetória de Nocautes (2011) marca a estreia do jornalista Wilson Baldini na literatura e reafirma sua posição como o principal cronista da nobre arte vivo. Entretanto, vale lembrar que delimitá-lo apenas ao mundo do boxe é um conceito muito pobre, já que é capaz de trabalhar tão bem em outras editorias quanto na que mais gosta.

O jornalista é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e trabalha na editoria de esportes desde 1987 tendo passagens pela Rádio Jovem Pan, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo, ESPN Brasil, Agência Estado e atualmente O Estado de S. Paulo, participou de mais de 30 coberturas internacionais de boxe. Em breve entrevista ao Córner do Leão, Baldini fala de seu livro, os bastidores e convida todos para o lançamento de sua obra.


Como foi feito o trabalho de apuração para este livro?

Tive a ideia em 1997, quando voltei da "luta da mordida". Escrevi dois capítulos, tinha ido também na luta de 1996 (Holyfield-Tyson I), e procurei uma editora. Ninguém quis. Após mais de 13 anos, encontrei a Publisher, que topou o projeto. Só que eles quiseram que eu falasse de outras lutas. Aí escolhi mais oito e, como tinha muita coisa dessas lutas, a apuração foi tranquila.

O que ele traz para o fã de boxe e fã de esportes em geral?

O livro é jornalístico. Procura trazer alguns bastidores de algumas das grandes lutas do Tyson. Acho que quem gosta de boxe ou de esporte vai gostar do livro, pois o personagem é eterno.


Qual a relação de Mike Tyson na sua carreira?

Tyson foi o primeiro ídolo do boxe que pude acompanhar a carreira. Sempre gostei de boxe, desde o berço. Minha família toda adorava boxe. Muhammad Ali, Eder Jofre eram nomes comuns em casa nas discussões do meu pai com meu avô e tios. Mas o Tyson foi mais marcante para mim. Acompanhei a carreira dele desde uma pequena matéria que saiu no Estadão, que dava sua vitória sobre o William Hosea, em 1985. De lá em diante, procurei acompanhar tudo.

Acredita que o esporte verá outro campeão com tanta exposição quanto Mike Tyson?

Acho que sim.Os ídolos surgem, vão embora e depois aparecessem outros. Espero ver muitos "Tysons" no boxe.

Lançamento:
Mike Tyson – Uma Trajetória de Nocautes
Por Wilson Baldini Jr. e ilustrações de Edson Leal
Dia 31 de maio, às 19h30
Rua Mourato Coelho, 1194 – Vila Madalena
(011) 2638 0628 – www.artilheirosbar.com.br