domingo, 8 de maio de 2011

Falece Lionel Rose, ex-campeão peso galo e lenda australiana

Lionel Rose / (Foto: Justin McManus)



Faleceu neste domingo aos 62 anos, o ex-campeão mundial dos galos e lenda do boxe australiano Lionel Rose na cidade de Melbourne, estado de Victora em sua pátria, ele pertence a etnia dos aborígenes da Austrália sendo o primeiro a obter um título. O recém-empossado campeão do mundo pelos médios da IBF Daniel Geale dedicou sua vitória ontem sobre o alemão Sylvester Sebastian ao lendário compatriota.

Seu cinturão veio justamente contra um velho conhecido dos brasileiros, o japonês Fighting Harada que deu as duas únicas derrotas do cartel do épico Éder Jofre. Rose subiu no ringue como lutador substituto e surpreendeu o mundo ao superar o asiático em 1968 e ficar com as cintas da Associação Mundial de Boxe e Conselho Mundial de Boxe após uma decisão majoritária dentro 15 rounds.

Lionel Rose (em pé) e Fighting Harada (caindo) (1968) / (Foto: Ag. Internacional)

Rose defendeu com sucesso contra o japonês Takao Sakurai, Chucho Castillo nos E.U.A e Alan Rudkin em casa, porém em uma disputa não válida por seu trono viu o mexicano Jose Medel o superar nas plaquetas.

Em 1969, encontrou o pegador Ruben Oliveiras que vinha invicto e o derrotou. Depois de algumas lutas decidiu se aposentar em 1976 com um cartel de 42 vitórias, 12 nocautes e 11 derrotas e o orgulho de engrandecer sua nação.


VT em Inglês da TV Australiana conta a história de Lionel Rose