terça-feira, 17 de maio de 2011

Sugar Ray Leonard revela ter sido vítima de abuso sexual em biografia

(Foto: Divulgação)


A biografia “The Big Fight: My Life in and Out of The Ring” do lendário pugilista Sugar Ray Leonard, 55, revela que o ex-atleta sofreu abuso sexual por um técnico durante sua adolescência conforme o jornal americano “The New York Times”. O livro sai no próximo mês nos E.U.A.

Leonard que adotou o apelido “Sugar” após permissão do original “Sugar” Ray Robinson, foi campeão olímpico nos jogos de Montreal em 1976 e rei em cinco categorias além de ter imposto a derrota que marcou a carreira de Roberto Duran quando o panamenho disse “no más, no más”.

Na obra da editora Viking é revelado que Leonard usou cocaína, cresceu entre dependentes de álcool e casos de violência doméstica, sobreviver a um acidente automobilístico no qual sua mãe conduzia o veículo além de quase morrer afogado em um rio por não saber nadar.

Os abusos sexuais ocorreram aos 15 anos no vestiário e em um estacionamento deserto. “Foi doloroso o suficiente, mas no ano passado, depois de ver o ator Todd Bridges revelar sua alma no programa da Oprah (principal apresentadora dos E.U.A), ao contar que foi abusado sexualmente quando era criança, eu percebi que jamais seria livre a menos que me revelasse toda a verdade, não importando o quanto isso dói”, escreveu Leonard em seu livro.

O campeão só falará do caso em junho quando for lançado o livro que tem participação de Michael Arkush jornalista do New York Times.

No boca a boca muitos são os comentários de abusos sexuais por parte de treinadores, pais e outras figuras de autoridade vitimizando jovens atletas. Espero que esse depoimento corajoso de Sugar Ray Leonard ajude a trabalhar esse problema que afeta não apenas pugilistas, mas esportistas e outros membros da sociedade.