quarta-feira, 20 de julho de 2011

Portas abertas para Cesar

Cesar Pereira / (Foto: Imagem Rede Record)


Em março, Eraldo Cesar Pereira virou personagem de uma matéria do Jornal da Record que fazia parte de uma série especial sobre lutas, então, o jovem do Paraná viu alterações em sua vida. Não foi uma fama repentina, mas a chance verdadeira de alterar seu rumo.

Pereira (6-1, 3 KO's) que já derrubou estrangeiros despertou a atenção de autoridades políticas de sua cidade, Carambeí, e funcionários da Perdigão, em conversas informais, que também se mostraram interessados.

Ex-camelô, Pereira encontrou no boxe um meio de ascensão social, e aponta que na sua cidade natal, só há uma academia de pugilismo e esta pertence ao grupo Perdigão, uma multinacional do ramo alimentício que semana passada entrou num processo de fusão com a Sadia, outra potência do setor gerando a BRF Brasil Foods.

Curitiba, capital do estado, tem por volta de 1 milhão de habitantes, enquanto Carambeí tem aproximadamente 20 mil municípes, ou seja, uma cidade pequena que foi fundada em 1997. “Cesinha” como é conhecido pelos amigos é o único boxeador profissional.

Com uma luta programada em Minas Gerais para agosto, Cesinha revela: “quero me preparar fisicamente em minha cidade, porém preciso que cedam espaço”. O período de treinamento físico leva uma semana e precisa de uma academia disponível.

O prefeito Osmar Rickli do PSDB forneceu ao atleta uma bandeira da cidade para entrar no ringue mineiro representando seus conterrâneos. Sobre a oportunidade o boxeador revela “quero fazer barulho e abrir portas para outros”.

Saúde e responsabilidade social

A fusão foi negociada num acordo de R$ 80 bilhões, segundo o R7, e a Perdigão acabará sendo englobada pela Sadia. Entretanto, é esperado que a unidade de Carambeí continue na fusão, afinal, foi anunciado que o movimento empresarial não gerará desemprego.

Para ambas empresas que já investem em Responsabilidade Social, medidas que ajudam a sociedade a evoluir, é interessante abrir as portas para o esporte na pequena cidade paranaense, e o boxe é uma modalidade que já foi abraçada por empresas como a fabricante de Pneus Pirelli que teve décadas atrás uma das mais fortes academias do Brasil.

Em matéria da última edição da revista ESPN, um especial, mostra como gigantes dos negócios como Petrobras, Sky, BNDES, Bradesco e outros investem nos esportes visando a Copa do Mundo de 2014 e também os Jogos Olímpicos de 2016. Um dinheiro que afeta desde atletas de base, comissões, infra-estrutura e atletas de ponta.

Sendo que o munícipio já possuí um boxeador profissional capacitado pelo Profº Aparecido da Silva, o Cido, do Clube Guarany em São Paulo, a lecionar, é interessante um movimento em prol do desenvolvimento econômico e esportivo da cidade.

Uma academia na cidade conduzida por Cesinha pode transformar o local num polo exportador de pugilistas e futuramente atletas de outras modalidades além de atrair outras empresas para negócios e principalmente melhorar a vida do povo carambiense.