terça-feira, 6 de setembro de 2011

Robert E. Howard se inspirou em boxeadores para desenvolver Conan


Conan / (Arte: Cary Nord)


Conan é um dos personagens mais famosos da literatura de fantasia, criado em 1932 para um conto de uma revista de ficção escrito pelo americano Robert E. Howard (1906 - 1936) se tornou um dos personagens mais reconhecidos da cultura pop ao ser interpretado nos cinemas pelo astro Arnold Schwarzenegger em Conan, o Bárbaro (1982) que tinha também James Earl Jones, ator que faz a voz de Darth Vader e a sequência Conan, o Destruidor (1984).

Robert E. Howard se inspirou em pessoas do seu dia-a-dia, mas de comportamento singular como mineradores, estivadores e boxeadores, o próprio chegou a praticar a nobre arte. Assim como os homens que lhe serviram de inspiração, Conan é um guerreiro ríspido, mas honrado cumpridor de sua palavra. Outras características são a sanguinolência e o gosto por mulheres e álcool, porém um traço pouco comentado por leigos é sua inteligência para traçar estratégias militares.

No dia 19 de setembro Conan volta aos cinemas em um remake de Conan, o Bárbaro com Jason Momoa. O roteiro está mais fiel aos escritos de Howard do que as aventuras com Schwarzenegger.

Trailer de Conan, o Bárbaro (2011):



Trailer de Conan, o Bárbaro (1982):