quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A dor de De La Hoya


Entrevista de Oscar de La Hoya para Univision / (Fonte: Univision)

Nos últimos dias o ídolo e lendário ex-boxeador americano Oscar de La Hoya assumiu para a imprensa sua dependência de álcool e cocaína e também afirmou ser realmente ele vestido em trajes de mulher ao lado de uma stripper.

O que aconteceu com o “Golden Boy” é mais digno de compreensão do que chacota. Órgãos de jornalismo que publicam estas fotos visam apenas a audiência, pois as imagens em si são incomodas.

Nos fóruns de comentários, inclusive destes sites, é possível ver ataques homofóbicos. A homofobia não atinge apenas aqueles de declarada posição homossexual, mas também é usada para denegrir heterossexuais.

Ao meu ver, o que ocorreu no quarto corresponde apenas ao senhor De La Hoya, se ele expôs tal situação é mais prudente manifestar sentimentos positivos do que chacotas e preconceitos. Se não tiver nada de produtivo para dizer peço que mantenha o silêncio. A ofensa não denigre apenas o alvo, mas também quem a profere.

A exibição excessiva de De La Hoya em certas condições nada mais é do que um fenômeno chamado Espiral do Silêncio nos estudos de Ciência da Comunicação no qual um assunto é deixado de lado ou tratado excessivamente para tirar a atenção de temas mais pertinentes que aflingem a sociedade.

O filósofo brasileiro Dimas Künsch tem a teoria da Compreensão na qual sugere que as narrativas devam evitar maniqueísmo separando o mundo entre "bem" e "mal" num dualismo poder, e buscar compreender no sentido de abraçar os personagens da narrativa e mostrar seus diversos lados e não apenas um ou dois. No momento De La Hoya precisa mais de compreensão do que pedras.

Há coisas maiores e inúmeras vezes mais nefastas ocorrendo no boxe e no mundo.

 Oscar de La Hoya, o "Golden Boy" / (Foto: Divulgação)