quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entrevista com Howard Goldberg, presidente da WBF


 François Botha (dir.), Howard Goldberg (centro) e Evander Holyfield (esq.) / (Foto: Arquivo Pessoal)


O sul-africano Howard Goldberg está a frente da World Boxing Federation (WBF), organização do pugilismo que ganhou destaque na mídia quando o americano Evander Holyfield conquistou seu cinturão máximo.

Em entrevista ao Córner do Leão, Goldberg confirma que houve negociações de uma luta entre Holyfield e Zumbano do Brasil e que caso o brasileiro Pedro Otas conquista o trono dos cruzadores pela instituição poderá enfrentar uma verdadeira lenda do boxe.

Como foi que Evander Holyfield abandonou o cinturão da WBF?

Evander Holyfield recebeu uma rara oportunidade nesta fase de sua carreira para lutar em 17 de dezembro com (Alexander) Povetkin na Europa. Isto infelizmente o forçou a abandonar a luta já marcada de defesa de seu cinturão diante do sul-africano François Botha em outubro.  O que significa que Holyfield não pôde defender seu cinturão dentro do prazo de 9 meses. Com dignidade e respeito pela WBF, Holyfield abandonou o título com nossa aprovação, mas solicitou que o considerássemos novamente em 2012 caso surja alguma oportunidade que ele tenha interesse.

O que pode ser dito de Holyfield como campeão da WBF?

A WBF tem enorme orgulho de ter tido Evander como nosso campeão – cinturão que ele ostentou com orgulho. Um verdadeiro cavalheiro e lenda do boxe.

                                                                     Zumbano Love  / (Foto: Arquivo Pessoal)

É verdade que Holyfield estava em negociações de lutar com Raphael Zumbano?

Verdade absoluta. Tivesse a emissora brasileira sido capaz de organizar o espetáculo para final de outubro. Holyfield estava ansioso para lutar com Zumbano antes de sua luta com Povetkin. Na verdade eu estive no centro das negociações entre Holyfield e Zumbano. Mantenho a porta aberta para essa luta no 1º semestre de 2012.

François Botha e Michael Grant vão lutar pelo título vago. Quem o vencedor encara depois?

A luta entre Botha e Grant será enorme. Um é ex-bicampeão mundial e o outro já foi o número um do esporte. Novamente afirmo que estou tentando fazer o vencedor encarar Raphael na próxima temporada, mas isto provavelmente dependerá de dinheiro caso o Brasil queira esta luta. Creio que será um grande evento no Brasil, mas tanto Botha quanto Grant serão duros oponentes para Zumbano.

Pedro Otas / (Foto: QaaNaaq Sports Marketing)


Pedro Otas lutará com Ilunga Makabu pelo cinturão dos cruzadores da WBF?

Definitivamente Pedro Otas lutará com Ilunga Makabu pelo nosso cinturão vago dos cruzadores WBF. Sei que Otas é um grande pugilista, mas Makabu é um dos mais pegadores que vi nos últimos anos. Será uma guerra.

"É possível que o vencedor deste embate (Otas-Makabu) enfrente Roy Jones Jr." - Howard Goldberg, presidente da WBF

Quem o vencedor de Otas-Makabu enfrentará depois?

É possível que o vencedor deste embate encare Roy Jones Jr. em fevereiro de 2012. O promoter Damian Michael que está preparando o grande evento de Botha contra Grant com 5 cinturões da WBF na linha já está em conversas com a equipe de Jones assim como eu também. O único obstáculo depende da bolsa solicitada por Jones Jr.

O Brasil já é a 7ª economia mundial e será sede da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016. Você planeja realizar eventos no país?

Encontrei no Brasil um dos países mais hospitaleiros que já estive. Também afirmo que Raphael é um jovem amistoso e inteligente com o qual fiz o compromisso de coloca-lo em uma disputa de cinturão mundial, e continuarei tentando honrar o que disse. Claro que eu gostaria de ver lutadores brasileiros, os quais possuem qualidade, tendo chances mundiais oferecidas, porém este quadro não ocorre recentemente com muitas organizações. Nós da WBF adoraríamos trabalhar próximos às autoridades de boxe no Brasil, pois acreditamos que podemos dar chance para boxeadores talentosos que não as obteriam em outras organizações.