quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Maguila revela sofrer de mal de Alzheimer e diabetes


Maguila / (Foto: Gazeta Press)


Considerado o maior pugilista peso-pesado brasileiro, ex-campeão sul-americano, o ex-boxeador Adílson Maguila Rodrigues, 53, teve seu diagnóstico de mal de Alzheimer e diabtes revelados ontem no jornal Diário de S. Paulo.

O mal de Alzheimer é uma síndrome degenerativa do Sistema Nervoso Central que conduz a perda de memória e outras atividades do cérebro, há tratamento medicativo para retardar seu efeitos e manutenção da qualidade de vida, porém não há cura.

Conforme Irani, esposa de Maguila há 26 anos, o quadro foi diagnosticado há aproximadamente 2 anos e a mesma aponta no marido dificuldades para recordar ou reconhecer amigos, o que não ocorre com familiares.

Em entrevista ao jornal Diário de S. Paulo, Maguila contradiz a esposa e afirma que não esquece de nada e que não vem se medicando por não ver necessidade de tratamento.

O neurocirurgião Luis Pascuzzi em entrevista ao repórter Vinicius Segalla do UOL afirma que os golpes recebidos na carreira nos ringues podem ter contribuído para o surgimento precoce da doença que costuma afligir pessoas mais comumente entre os 58 e 60 anos. Porém, o próprio médico afirma que ainda não há um diagnóstico preciso do mal de Alzheimer que é apontado num processo de exclusão conforme outras doenças são descartadas em exames.

Para a medicina atual os principais fatores de surgimento do Mal de Alzheimer são fatores genéticos. A mãe e uma tia de maguila tiveram Alzheimer.

Fontes: Diário de São Paulo e UOL