quinta-feira, 13 de outubro de 2011

David Haye cumpre promessa e se aposenta no dia que completa 31 anos


David Haye / (Foto: Timm Schamberger / AFP / Getty Images)


“Quando o relógio bateu meia-noite ontem, minha carreira de pugilista profissional chegou ao fim. É minha intenção me aposentar nessa data em particular desde que coloquei meu primeiro par de luvas quando eu era um menino magro de 10 anos”, declarou o ex-campeão mundial dos pesados e cruzadores (90,7 kg), o britânico David Haye que hoje completa 31 anos.

O último embate de Haye foi no dia 2 de julho quando perdeu o cinturão dos pesados da Associação Mundial de Boxe (AMB) em Hamburgo, Alemanha para o ucraniano Wladimir Klitschko.

Houve especulações de que Haye lutaria com o irmão mais velho de Wladimir, Vitali, campeão dos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), em 2012, mas relatos desta semana apontaram que o inglês não renovou sua licença para boxear que tem validade até dezembro.

“Sei que Wladimir não lutará comigo novamente” declarou Haye para a BBC Sport. “Vitali é um caso diferente, é alguém que poderia me dar a oportunidade de recuperar a credibilidade. Mas esta luta não acontecerá e devo seguir em frente”, aponta Haye.

Na terça-feira o promoter de Vitali, Bernd Boente declarou para a BBC Radio 5 que está em conversa com o treinador de Haye, Adam Booth, para viabilizar o embate na próxima temporada.

Haye nega que o anúncio de sua aposentadoria foi uma tática nas negociações para garantir o combate. “Se isto fosse algo que eu tivesse inventado semana passada eu compreenderia que falassem isto”, explica Haye. “Mas eu venho dizendo desde que sou amador que me aposentadoria no meu aniversário de 31 anos e este é o dia”.

“Amo boxear, amo treinar, mas tenho que pendurar as luvas um dia ou outro desses. Muitos lutadores através dos anos se mantiveram muito tempo no ringue. Agora é um bom momento. Me sinto saudável, não tenho lesões. Por quê não?”.

“Vitali Klitschko expressou interesse em subir no ringue comigo em 2012. Mas desde que fiz minha primeira declaração (sobre aposentadoria) ouvimos coisas que não gostamos da parte de Klitschko o que me fez pensar que há poucas chances do embate rolar”.

Quando questionado se consideraria outra luta por um cheque gordo, Haye apenas diz: “duvido disto”.

Haye busca carreira de ator

A próxima fase da minha carreira será atuação”, declara Haye. “Eu estou estudando teatro para ser o melhor ator que puder ser.

“Vou levar do mesmo jeito que conduzi minha carreira esportiva porque para conquistar qualquer coisa na vida você deve colocar esforço e ir fundo. Estou ansioso e sigo me desafiando”.

Apesar de encerrar sua carreira com uma fraca apresentação, seu treinador Booth declara que está por conta do público avaliar seu lugar entre os pesados. “As pessoas vão lembrar de David como quiserem. Eu encontro memórias dos momentos altos e baixos”, declarou para a Sky Sports News.

Haye que deixou os cruzadores para capturar o cinturão dos pesados o perdeu em um combate de unificação ao ser derrotado francamente na pontuação por Wladimir Klitschko.

O britânico argumenta que sua atuação diante do campeão da Organização Mundial de Boxe (OMB) e Federação Internacional de Boxe (FIB) foi prejudicada por um pé quebrado.

Haye faturou a coroa da AMB ao bater o gigante russo Nikolay Valuev por pontos na Alemanha em novembro de 2009. Defendeu seu trono ao bater o americano John Ruiz em abril da temporada seguinte.

Sua defesa seguinte foi sobre o compatriota Audley Harrison em Manchester, Inglattera com uma apresentação avassaladora que terminou com a derrota do desafiante no 3º assalto.