terça-feira, 8 de novembro de 2011

Joe Frazier morre aos 67


Joe Frazier / (Foto: Tracey Nearmy)

Lendário ex-pugilista não resistiu ao câncer no fígado diagnosticado no final de setembro

O americano Joe Frazier, morreu aos 67 anos, na noite de segunda-feira (07/11), vítima de câncer no fígado. Lendário pugilista foi bi-campeão dos pesados e era membro do Hall da Fama do Boxe e também do International Boxing Hall of Fame.

“Smokin’” Frazier faleceu na Filadélfia, onde nasceu e morava com a família, em um asilo no qual se internou após ser que seu estado era terminal. Sua última aparição em público foi em setembro em Las Vegas.

 Joe Frazier / (Foto: Al Bello / Getty Images)

A cena que marcou sua carreira foi a chamada “Luta do Século”, na qual conseguiu uma queda e venceu por pontos o icônico Muhammad Ali em 1971 iniciando uma grande rivalidade e uma trilogia que marcou a história esportiva. A derrota de Ali veio com seu gancho de esquerda, sua arma especial nos ringues.

Depois vieram mais duas batalhas, sendo a última a “Thrilla in Manilla”, lutas que não se tratavam de cinturões, mas de orgulho pessoal, ambos capítulos foram vencidos por Ali, com muita dificuldade, que declarou na terceira ter sido seu momento mais próximo da morte.

“O mundo perdeu um grande campeão. Meus pensamentos e orações vão para sua família”, declara Ali em comunicado ao saber da morte do seu maior rival. No mesmo documento Ali aponta que sempre se lembrará de “Joe com respeito e admiração” e envia seus sentimentos para a família Frazier.

Frazier conquistou o cinturão de campeão em 1970 ao bater Jimmy Ellis no quinto round, o defendeu quatro vezes com sucesso, e o perdeu para o também lendário George Foreman em 1973.

 Joe Frazier (em pé) e Muhammad Ali (caído) / (Foto: AP)