segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Muhammad Ali faz preces pela saúde de Joe Frazier


 Muhammad Ali (esq.) e Joe Frazier (dir.) / (Foto: Walter Iooss)

Muhammad Ali, 69, afirmou hoje que reza pela saúde do grande oponente Joe Frazier, 67, que está em fase terminal de um câncer de fígado e foi diagnosticado há quase um mês, mas apenas noticiado há poucos dias.

“As notícias sobre Joe são difíceis de acreditar e pior ainda de aceitar. Joe é um guerreiro, um campeão, e eu estou rezando por ele”, afirma Ali que sofre de Parkinson.

Ambos foram os principais atletas da década de 1970, tendo protagonizado verdadeiros épicos esportivos nos ringues que os alçaram à condição de lendas do esporte. Frazier quebrou a invencibilidade de Ali no encontro que tirou a dúvida de quem era o campeão de fato em 1971, no embate batizado “A Luta do Século” na meca do boxe, o Madison Square Garden em Nova York. Ali por se negar a combater na guerra do Vietnam voltava aos ringues após ter sei título tirado por politicagens e Frazier era o campeão reinante.

Nos outros dois embates Ali levou a melhor, inclusive no “Thrilla in Manila” de 1975. Os encontros eram lembrados pelas provocações de Ali, mas também pelo momento político vivido nos E.U.A.

O apolítico Frazier foi escolhido pelos setores dominantes da elite – nem todos – e conservadores para representar os establishment americano, enquanto, o rebelde e muçulmano Ali era apoiado por progressistas e seguidores da contra-cultura que florescia com o movimento hippie, defesas dos direitos civis e outras manifestações sócio-culturais.

Muhammad Ali x Joe Frazier (1975) - Thrilla in Manilla: