domingo, 11 de dezembro de 2011

Rosilete bate Paulina Cardona por cinturões WIBA e WPC




Combate foi o maior evento e principal título em solo brasileiro

A paranaense Rosilete dos Santos, 36, manteve o cinturão WIBA (Associação Internacional de Boxe Feminino) – 1º divisão no boxe feminino – e o título da WPC (Comissão Mundial de Pugilismo) – liga de acesso do esporte – versão supermosca (52,1 kg) diante da colombiana Paulina Cardona, 22, no ginásio Ney Braga da cidade de São José dos Pinhais no estado brasileiro do Paraná.

A luta foi equilibrada tendo Rosilete (25-5-0, 14 KO’s) encontrado em Cardona (19-10-4, 7 KO’s) uma adversária digna de disputa mundial tendo sido derrotada apenas para peixes grandes do tablado feminino.

A catimba, jogo de pernas, esquiva e agilidade de Cardona são seus pontos fortes, mas os golpes mais contundentes e precisos foram de Rosilete que mostrou evolução no ringue e ganhou técnica tendo atacando bem na região do abdomên, resultado do trabalho do treinador Miguel de Oliveira, ex-campeão mundial médio-ligeiro que foi o homenageado da noite.

Os jurados deram nas papeletas 100-90, 99-98, e 100-09 para Rosilete. “Ao menos esperava um empate, não foi um resultado justo”, afirma Cardona. Seu técnico Salome Herrera acreditava até numa decisão majoritária para a brasileira.

Rosilete apesar de titubear no início se reencontrou no 2º assalto no ringue. “Foi uma briga dura e foi justo o resultado” aponta Oliveira que vê em Cardona uma pugilista “muito técnica e experiente”. Rosilete é a principal pugilista nacional e segue como maior nome feminino nesta modalidade no país.

Rosilete descansará do combate de ontem, o mais relevante em questão de títulos na história recente do boxe nacional e que figura entre os principais femininos da temporada, e pretende regressar no próximo ano em São Paulo.

Com status de heroína em seu estado Rosilete apesar de campeã mundial por uma entidade de primeira divisão ainda é pouco conhecida fora do Sul do país e o movimento para São Paulo a beneficia.A vitória a qualifica para a história do esporte e não apenas a nacional.

O evento – gratuito – organizado por Macaris do Livramento contou com uma estrutura também não vista no país há temporadas tendo transmissão no site da ÓTV que pertence ao grupo Globo e tendo Rosilete aparecido em matérias da Globo local em quatro dias.

*O repórter esteve em São José dos Pinhais, Paraná cobrindo o embate por convite da organização do evento.