quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"Um dia vou trazer um dos grandes"


Rosilete (esq.), Macaris (centro) e Beto Richa (dir.) / (Foto: Divulgação)


“Quando você terá um dos grandes”, questiona o piloto de carros de corrida e homem público, Beto Richa à dupla Rosilete dos Santos e Macaris do Livramento. A moça ex-boia-fria acabara de ganhar o cinturão da World Boxing Commission no meio da década passada.

O casal tem um sotaque sulista carrega, um português correto que pode ser dito não é elogiável, pois todos brasileiros deveriam ter acesso à educação, mas se torna pelas digno de respeito dadas as desigualdades das nações e as que ambos transpuseram.

“Um dia vai ter”, responde Macaris ao Prefeito Richa, responsável pela gestão de Curitiba, capital do Paraná. A relação entre homens públicos é longínqua sendo em momentos amistosa e em outros danosa.

Em idos dos anos 90 (ou seriam 80?) o pugilista Macaris e o piloto Richa começaram uma amizade. Ambos eram figuras facilmente reconhecidas em seu estado. A pergunta de quando surgiria um cinturão das grandes ficou um tempo ano sem respostas, parecia não vir. Quando um brasileiro sobe no ringue, até o desfecho parece que a maioria dos compatriotas torcem contra.

Em 2010, Richa é eleito governador do Paraná, durante a posse o séquito se forma em fila para cumprimenta-lo. Macaris e Rosilete vão, até desanimam de falar com eles, em meio à membros da alta sociedade, políticos profissionais e puxa-sacos de carteirinha, alguns olhando com desdém ao casal, forçam sua passagem entre as pessoas.

O recém-eleito os vê e manda subir para o palanque, algumas pessoas estranham, mas o trio nem percebe, pode ser menos que 2 minutos, mas é só deles. “Pois é, você foi eleito, e nós conseguimos um daqueles cinturões grandes”, lembra Rosilete. Agora a amizade entra num novo ciclo, os desafios do casal são maiores assim como os do amigo governador, a dúvida é se a amizade e a ajuda mútua continuará e crescerá ou se o tempo tratará de afastá-los?