segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Christopher Plummer bate Nick Nolte e outros pelo Oscar de coadjuvante

Christopher Plummer / (Foto: Mario Anzuoni)

Nick Nolte foi indicado a esta edição do Oscar na categoria melhor coadjuvante por seu papel em Guerreiro (Warrior, 2011) no qual faz o papel de Paddy Colon, um decadente e alcoólatra ex-pugilista que tem os filhos lutando entre si no MMA.

A estatueta foi para o veterano Christopher Plummer, 82, por seu papel em Toda Forma de Amor (2010) no qual interpreta um senhor de 75 anos que se assume gay. O ator já havia sido indicado há dois anos na mesma categoria pelo filme A Última Estação (2009).

Plummer estará no elenco do filme para televisão da HBO, Muhammad Ali's Greatest Fight (A Maior luta de Muhammad Ali, em tradução livre) que relatará os conflitos do boxeador com o establishment americano e sua rebeldia quanto a participar da guerra no Vietnã.

Nolte teve uma carreira e vida pessoal de altos e baixos, tanto que quando foi preso por dirigir sob efeito de alcoól enfrentava um momento frágil nas telas em 2002, porém participou do sucesso comercial Hulk (2003) como pai e inimigo do anti-herói e Hotel Ruanda (2004) obra respeitada pela crítica que retratou o massacre entre membros das tribos tutsis e hutus no país africano.

Os destaques de sua carreira são os filmes da série 48 Horas (48 Hrs 1982 - Another 48 Hrs. 1990), Um Vagabundo na Alta Roda (Down and Out in Beverly Hills - 1986), Cabo do Medo (Cape Fear - 1991), Óleo de Lorenzo (1992) e já recebeu duas indicações ao Oscar de melhor ator por O Príncipe das Marés (The Prince of Tides - 1991) e Temporada de Caça (1997).

Guerreiro já está disponível no Brasil em DVD, não passou pelos cinemas apesar de tratar de um esporte popular no país. Tem os atores Tom Hardy e Joel Edgerton e o lutador brasileiro da modalidade Roan Carneiro fazendo uma participação.

 Nick Nolte como Paddy Colon / (Foto: Divulgação)