segunda-feira, 26 de março de 2012

Éder Jofre completa 76 anos, um dos maiores heróis nacionais

Eder Jofre / (Foto: Folha Press - UOL)

"Quando parecia que lutadores de alta técnica haviam desaparecido dos ringues completamente salvo alguns fósseis de academia, um pequeno mago chamado Eder Jofre emergiu entre o grupo que outros homens chamam de 'o melhor pound-for-pound' com suas prodigiosas habilidades. Jofre reviveu o esporte", declara o saudoso historiador de boxe Bert Sugar em seu livro The 100 Greatest Boxers of All Time (1984). Hoje, Jofre completa 76 anos de vida.

O primeiro brasileiro a conquistar um cinturão mundial, o dos galos em 1960, Depois veio o dos penas em 1973 se tornando bi campeão. Éder é tido como herói nacional e um dos maiores esportistas da história mundial. Após os ringues ingressou na política obtendo o respeito de nomes como Mário Covas, Marcos Mendonça, Eduardo Matarazzo Suplicy, Luiza Erundina e Plínio de Arruda Sampaio por sua atuação na Câmara Municipal de São Paulo.

O mais ilustre da dinastia Jofre-Zumbano junto ao seu pai Aristides "Kid" Jofre em seu córner se tornou o maior peso galo de todos os tempos e recentemente a bíblia do boxe, a revista Ring Magazine o elegeu o melhor lutador dos anos 1960.

O apelido "Galo de Ouro" lhe foi dado pelo jornalista Benedito Ruy Barbosa, hoje dramaturgo da Globo. O pugilista é um dos heróis do também lendário Mike Tyson e respeitado por célebres da sociedade nacional como o empresário Abílio Diniz, o ex-campeão de F-1 e empresário Emerson Fittipaldi e o maestro João Carlos Martins.