sábado, 31 de março de 2012

Sul-africano Joyi mantém cinta peso mínimo da FIB

Nkosinathi Joyi / (Foto: Gallo Images - Arquivo)

O sul-africano Nkosinathi Joyi, 29, manteve seu cinturão peso mínimo (47,6 kg) da Federação Internacional de Boxe (FIB) com uma memorável vitória por pontos após 12 rounds sobre o desafiante japonês Katsunari Takayama, 28, em combate no Orient Theatre em East London, na África do Sul na noite de ontem. No primeiro encontro de ambos o resultado foi "Sem Decisão" (No Contest).

As papeletas 116-111, 116-111 e 117-1110 foram justas ao campeão numa noite que ambos se comportaram bem e o árbitro Larry Doggette teve poucos problemas para administrar. Joyi (22-0-0, 1 NC, 15 KO's) aproveitou de sua envergadura e altura para colocar seus jabs e junto a isto é somado o fato de ser canhoto.

O corajoso Takayama (24-5-0, 1 NC, 10 KO's) foi pra cima em todos momentos e foi melhor em três round, mas não bom o suficiente contra o superior boxeador do país de Nelson Mandela que o dominou com combinações de esquerda-direita.

A África do Sul vem crescendo como pólo de eventos e de certa forma deixa uma lição ao Brasil. Ambos países pertencem ao grupo de economias crescentes e emergentes conhecidos como BRICS  que ainda conta com China, Rússia e Índia.

Ao investir no talento local e sediar eventos de bom gosto a África do Sul mostra que está cada vez mais inserida no tabuleiro político econômico global e dá uma lição aos dirigentes brasileiros. Além de Joyi o país já conta com dois nomes de destaque internacional Kaizer Mabuza e Thomas Oosthuizen e também há o veterano François Botha que consegue atrair plateia para suas apresentações mesmo não estão mais entre os melhores de sua categoria, a dos pesados.

Fonte: FightNews