sexta-feira, 6 de abril de 2012

Entrevista com Sara Varela

Sara Varela / (Foto: Arquivo Pessoal)

A pugilista amadora Sara Varela da Equipe Tony Boxe luta pela categoria 64 kg, já foi campeã dos Jogos Abertos, mas justamente esta está fora da estreia boxe feminino nas Olimpíadas que se dá este ano em Londres-2012. Em rápido bate-papo com o Córner, Sara fala das expectativas da competição, do começo no boxe, e como e por quê concilia treinos da nobre arte com jiu-jítsu. 

Como é justamente sua categoria ficar de fora das olímpiadas na estreia do feminino nos jogos?

Frustrante e Esperançoso. Frustrante porque esperava muito pelo boxe feminino nas olimpíadas e na primeira olimpíada que está presente, não tem minha categoria. Esperançoso porque acredito que haverá uma grande visibilidade para o boxe feminino. Tem grandes meninas representando o boxe o que talvez, espero que, convençam os dirigentes de que vale a pena abrir vaga para todas as categorias.

Como foi seu início no boxe?

Começei com aulas de boxe para condicionamento fisico. Me apaixonei e quis saber mais a respeito da nobre arte. Foi então que fui atras de um local especializado em boxe e que me desse a oportunidade de treinar para competição. Mesmo sem saber o que era a verdadeira realidade eu sempre visei a competição. Nunca mais consegui parar.

Qual suas expectativas para o Brasil em Londres?

Acredito que todas as meninas voltem com medalhas. São meninas boas, antigas na modalidade, com muita experiencia e com muita vontade de que tudo dê certo.

Crê que ainda disputara uma edição da competição?

Deus é quem vai dizer. Vamos ver depois dessas olimpíadas se haverão mudanças e quais serão...

Por quê pratica outras modalidades? visa o MMA?

Sempre vivi treinando boxe. Começei a treinar jiu jitsu e me encantei, caí pro tatame e descobri que todos meus anos de dedicação e treinamento no boxe para essa arte, não servia de nada. Foi e é desafiador a cada treino, tenho vontade de estar lá e aprender mais. Não penso no MMA, ja pensei por dinheiro mas mudei de idéia. Eu apenas treino as artes e viso a competição delas mas sem mistura-las.