sábado, 21 de abril de 2012

Jonak supera Pantera nos pontos

Damian Jonak (esq.) e Anderson Clayton "Pantera" (dir.) / (Foto: Imagens da transmissão)

O brasileiro Anderson Clayton "Pantera", 33, perdeu por pontos para o polonês Damian Jonak na categoria dos médio-ligeiros (69,9 kg) há pouco no MOSiR Hall, em Zabrze na Polônia. As papeletas apontaram 100-89; 99-90 e 97-92.

Pantera (37-7-2, 32 KO's) balançou o oponente no segundo assalto, e até a metade do combate se viu o equilíbrio, entretanto o lutador da casa se tornou mais ativo na segunda parte, enquanto o brasileiro mostrava boa esquiva e reflexos jogando com a guarda mais baixa. Uma cabeçada acidental abriu  um corte acima do olho direito de Jonak.

O brasileiro sofreu um knockdown ao receber no 7º round um golpe de esquerda entre o plexo solar e o abdômen. No 10º assalto Jonak (33-0-1, 21 KO's) jogou Pantera no chão durante um clinch se aproveitando da falta de equilíbrio como num golpe de luta grego-romana. As condições do tablado também não ajudaram e Pantera escorregou três vezes, mas o árbitro belga Daniel Van de Wiele é integro e não contabilizou como queda como ocorre em alguns pelejas pelo mundo.

O lutador de William Paiva, proprietário de um dos principais CTs do Brasil localizado em Guarulhos, apresentou gana ao se levantar após a contagem e bom condicionamento físico, sendo que no exterior para se apresentar são cobrados exames rigorosos. Pantera também é campeão latino interino de sua categoria pela Organização Mundial de Boxe (OMB).