sábado, 14 de abril de 2012

Pitu fala dos treinos com Sarafian, Sangue e Tuba

Daniel Sarafian / (Foto: divulgação)

Daniel Sarafian venceu esta semana sua batalha no octógono do TUF (The Ultimate Fighter) Brasil e segue no reality show de MMA transmitido pela Rede Globo. O atleta que já tem estrada no MMA vem crescendo e ganhando destaque na mídia e antes do programa fez preparação de boxe com o técnico Ivan de Oliveira, o "Pitu", que conduziu Valdemir Pereira "Sertão" ao trono mundial.

Pitu passou a treiná-lo ano passado ao lado de João Paulo "Tuba" e Alexandre "Sangue", ambos atletas ligados ao renomado ex-campeão de MMA Maurício "Shogun" Rua. Em entrevista ao Córner, Pitu fala da experiência com Sarafian, o respeito dos três pelos seus treinos e a possibilidade de progresso com atletas de MMA paralelo ao trabalho na nobre arte.

Como foi seu início de relação com Daniel Sarafian?


Então, meu irmão Gabriel o estava treinando quando recebeu o convite do Belfort para ir pra Las Vegas (ano passado), sem ter um treinador de confiança, meu irmão disse pra mim: " Mano, dá uma atenção pra ele, pois vou viajar...". Nos conhecemos, fizemos um treino juntos e ele curtiu muito o meu trabalho, fomos nos afinando e hoje temos uma amizade grande além de muita afinidade no trabalho

O que há nele que o diferencia dos demais dentro do aprendizado de boxe? 

Ele é muito inteligente, vive a luta intensamente, sai do treino e fica "encucado" pensando naquela determinada combinação, aquela defesa e tal, na verdade o que o diferencia e a forma com que ele se entrega nos treinos.

O fato de tê-lo treinado assim como Tuba e Sangue atraiu atletas de MMA para a AD São Caetano? 

Na verdade não tenho mais nenhum vínculo com a AD São Caetano, posso dizer que sem dúvida o fato de eu te los treinado, me deu um pouco mais de visibilidade, a galera passa a querer saber quem é o cara que está treinando o boxe do lutador que está na mídia. Isso é muito bom....

Pretende seguir a parceria?  

Pretendo sem dúvida nenhuma continuar com o Daniel, e sei que isso depende só de mim, sei que agora muitos vão se aproximar dele e oferecer coisas nova, mas acredito muito na coerência do Daniel e das pessoas que estão por trás dele, e acho que em time que está ganhando não se mexe. Enquanto houver satisfação de ambas as partes certamente estaremos juntos. Com Tuba e Sangue vale a mesma coisa, são bons atletas e de futuro. Personalidades determinadas que chamaram atenção de Shogun (Maurício Rua).

Você sabia que ele era gordinho na infância?
Ele me falou um dia em conversa depois do treino... Estavámos falando de dieta quando ele disse que era um garotinho gordinho na infância e que já havia feito todas a dietas possíveis e imagináveis. 

Qual a diferença de treinar um atleta que vem de cultura de artes marciais e um lutador que busca bolsas?

A diferença é muito, mas muito grande.

Como é o comportamento deles?

O respeito que recebo dos atletas de MMA é muito maior do que aquele que recebia no âmbito do boxe, talvez porque os atletas estão acostumados com os mestres, senseis, graduações, faixas e rituais. Sei que no  jiu-jitsu e muay thai, assim como em todas as modalidades tem os "paraquedistas oportunistas", mas existe a tal da graduação, que no boxe não tem, talvez por isso não exista tanto respeito entre os praticantes da minha modalidade.

Sangue, Sarafian, Pitu, Shogun e Tuba / (Foto: Arquivo Pessoal)