domingo, 27 de maio de 2012

Abusos sexuais também ocorrem nos vestiários

divulgação

A apresentadora brasileira Xuxa Meneghel, 49, abriu no programa Fantástico do dia 20 deste mês que sofrera abuso sexual na infância. A nadadora Joana Maranhão, 25, denunciou em 2008 que foi vítima de tal crime cometido aos 9 anos de idade, Joana dá nome a lei recém-aprovada que aumenta a prescrição destes crimes contra crianças.

Muitas pessoas demoram anos até décadas para revelar tal episódio em suas vidas. A revista Veja desta semana tem uma lista com nomes como da atriz Claudia Jimenez e do dramaturgo Aguinaldo Silva ambos brasileiros juntos com a apresentadora Oprah Winfrey e da atriz Vanessa Williams, estas americanas. A matéria é assinada por Gabriele Jimenez e Renata Betti.

Assim como Maranhão, o ídolo esportivo e um dos principais boxeadores de todos os tempos, Sugar Ray Leonard, 56, dos EUA sofreu abusos de um de seus técnicos no período de amadorismo como revela em sua biografia The Big Fight, My Life In and Out of The Ring (2011), assinada em parceria com o jornalista Michael Arkush do jornal New York Times.

A versão brasileira do site da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) deixa as seguintes recomendações para denunciar tal crime:

"É preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Não se pode ter medo de denunciar. Essa é a única forma de ajudar esses meninos e meninas.

Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil:
Conselhos Tutelares – Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.


Varas da Infância e da Juventude – Em município onde não há Conselhos Tutleares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias. 

Outros órgãos que também estão preparados para ajudar são as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher.

OU DISQUE 100

O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Por meio do 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo."