sexta-feira, 11 de maio de 2012

Playboy de maio traz matéria com Everton Lopes

Everton Lopes / (Foto: Marcos Alves / O Globo)

Um dos destaques deste mês da revista Playboy, inclusive com chamada na capa, é o pugilista Everton Lopes cotado como um dos favoritos para a medalha de ouro na categoria meio médio-ligeiro (64 kg). Campeão Mundial de Boxe no ano passado em competição realizada em Baku, no Azerbaijão que já garantiu sua participação em Londres 2012.

Lopes é elogiado por nomes de respeito no pugilismo como Éder Jofre, bicampeão mundial profissional e um dos melhores de todos os tempos, e Servílio de Oliveira, detentor da única medalha olímpica conquistada pelo país - o bronze na categoria mosca nos Jogos do México em 1968 -.

A matéria narra com o estilo jornalismo literário a rotina de Everton, compara sua realidade com a do craque dos gramados Neymar, o que exemplifica a disparidade de tratamentos que o sistema brasileiro dá para as modalidades e seus praticantes.

O texto fluído de Ricardo Arcon apresenta também o trabalho do menino realizado em seu início com Luiz Dórea na Champion de Salvador e a continuidade com João Carlos Soares. A servidora pública Cláudia Silva dos Santos tem seu sofrimento de mãe de pugilista relatado no texto.

As fotos intimistas de Carey Evans ajudam a construir a narrativa e o trabalho gráfico na página dá um toque especial como se fosse um jornal ao estilo daqueles antigos de boxe com marcas de sangue e suor, dois líquidos muito conhecidos de personagens deste universo.

O interesse da revista Playboy no boxe não é de hoje, o boxe sempre esteve associado com figuras do imaginário masculino como carros velozes e belas companhias, porém o material foge de estereótipos e preconceitos mostrando uma faceta pouco conhecida de Everton para a maioria das pessoas.

O jovem pugilista baiano que antes sofrera uma decepção em Pequim 2008 atrai a atenção da mídia, pois sabe que antes da glória há o trabalho assim como aquele que o inspira, seu conterrâneo Washington Silva.

Divulgação