quarta-feira, 9 de maio de 2012

Yamaguchi e Robenilson garantem vaga para Londres 2012

Esquiva (esq.), Touro Moreno (centro) e Yamaguchi (dir.) / (Foto: Bruno Marques / GloboEsporte.com)

Os pugilistas brasileiros Yamaguchi Falcão, meio-pesado, e Robenilson de Jesus, peso galo, garantiram na terça-feira suas vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 no Pré-Olímpicos das Américas, realizado no Rio de Janeiro. A dupla avançou para as semifinais da competição e garantiram vaga o que dá ao Brasil cinco membros em Londres este ano. Há ainda mais quatro pugilistas nacionais buscando seu espaço.

Yamaguchi e Robenilson sem junta a Esquiva Falcão (75 kg) que se garantiu ano passado no Campeonato Mundial de Boxe em Baku no Azerbaijão assim como Everton Lopes (64 kg) e Robson Conceição (60 kg).

Yamaguchi domingo bateu o mexicano Francisco Ortega por 17:09 e ontem foi o canandense Jonathan Savard por 17:08 e segue para as semifinais.

Robenilson de Jesus no domingo bateu Shakir Garcia de Trinidad & Tobago por 13:01. Ontem atropelou Joselito Aguirre Romero da Guatemala por 19:07.

O Brasil ainda briga por quatro vagas. Myke Carvalho (69 kg) briga hoje contra o canadense Custio Clayton pelas quartas de final se vencer vai para Londres, se perder precisa torcer para seu rival ser campeão e pegar uma vaga para si.

Gidelson Oliveira (+91 kg), luta hoje contra o americano Dominic Breazeale nas quartas de final. Precisa da vitória para disputar uma das três vagas olímpicas.

Julião Neto (52 kg) encara o venezuelano Yefferson Perez e precisa de mais uma vitória depois para ficar com uma das duas vagas olímpicas em jogo. Élber Santos (91 kg) pega o equatoriano Julio Cesar Castillo Torres para seguir para a semifinal, em sua categoria são três vagas.

Até o momento apenas Paulo Carvalho (49 kg) já é dado como eliminado e fora dos Jogos de Londres 2012. Em 2008, nos Jogos de Pequim o país levou seis pugilista e espera ao menos igualar o número.

Fonte: Agência Estado