segunda-feira, 9 de julho de 2012

Chibata nocauteia Tababary no 2º round

Chibata / (foto: reprodução)

O baiano peso médio (72,6 kg) Idiozan "Chibata" Matos, 28, nocauteou no 2º assalto o boliviano Esteban Tababary, 30, em combate no sábado no Ginásio Mauro Pinheiro, também conhecido como "Ginásio do Ibirapuera", na capital paulista no Brasil.

Chibata (19-15-0, 13 KO's) tem uma carreira que como o próprio recorde mostra alterna entre vitórias e derrotas, apesar de ser forte pegador. Sua história já foi tema de matéria do programa Sensei SporTV e o combate televisionado pela Band Sports.

Tababary (13-9-1, 9 KO's) venceu apenas um oponente de cartel positivo, os demais variam em nomes com muitas derrotas ou pouca experiência sendo a Bolívia país de pouca expressão na nobre arte.

Com a vitória, Chibata obteve o cinturão da World Boxing Forum*, entidade pequenina, muito distante das quatro forças do esporte: Associação Mundial de Boxe (AMB), Federação Internacional de Boxe (FIB), Organização Mundial de Boxe (OMB) e Conselho Mundial de Boxe (CMB). Porém desta vez o atleta se apresentou em um palco maior ao invés de eventos de menor porte.

A próxima luta do baiano será dia 28 contra Lázaro Dominguez (5-3-1, 2 KO's), marcada no Boxrec antes mesmo de sua vitória no final de semana, ao que pode ser interpretado que sua equipe esperava pouca dificuldade em Tababary. Seu empresário é o polêmico Adimilson Vasconcelos da Cruz, o "Pai Lalá".

No cenário internacional dois lutadores associados à Pai Lalá sofreram revezes, Claudinei "Casca" Lacerda que perdeu por nocaute técnico diante do russo Eduard Troyanovski no 10º e último round e Fábio Garrido superado por nocaute técnico no 1º assalto diante do também russo Grigory Drozd quando sua equipe jogou a toalha. Portanto, Pai Lalá e Chibata esperam reverter o panorama.

*Não confundir com World Boxing Federation, entidade que tem a mesma sigla (WBF).