segunda-feira, 9 de julho de 2012

Entrevista com o artista plástico Matías Danna

Matías Danna e sua pintura de Manny Pacquiao / (foto: arquivo pessoal)

O artista plástico argentino Matías Danna, 28, tem enriquecido as transmissões de boxe na filial mexicana do canal Space, emissora paga, com seus retratos de grandes pugilistas.

No Facebook Danna já expressou interesse em pintar uma obra de Éder Jofre, brasileiro e um dos maiores pugilistas da história. Em entrevista o artista plástico fala de sua linha de trabalho e o interesse pela nobre arte.

Como eram seus primeiros desenhos?

Comecei a desenhar com maior frequência em minha infância, a partir do interesse que me despertaram as histórias em quadrinhos. Os quadrinhos foram minha primeira referência de artistas. Desde que tenho memória me lembro desenhando.

E o primeiro contato com o boxe?

Também se deu na infância. Comecei a ver o boxe fascinado por uma ala de campeões argentinos da década de 1990 como Juan Martín "Latigo" Coggi, Jorge "Locomotora" Castro e Julio César Vásquez.

Por quê escolhe o boxe como tema de sua arte?

Posso resumir meu interesse em boxe como tema em uma frase de Joyce Carol Oates: "Life is like boxing, in many unsettling respects. But boxing is only like boxing" ("A vida é semelhante ao boxe em muitos aspectos inquietantes. Mas o boxe só se parece com o boxe").

Seguindo esta linha de pensamento, o boxe me permite trabalhar sobre algo cheio de elementos com que todos podemos nos identificar: o sacrifício, a coragem, a preparação, o êxito, a derrota, o final. São aspectos da vida que todos conhecemos ou vamos conhecer eventualmente. Ao mesmo tempo sei que estou representando algo único em si mesmo, como nenhuma outra coisa.

Galeria do canal Space do México com obras de Matías Danna / (foto: divulgação)

O que sente em ver sua arte na tela do canal Space?

É uma grata satisfação que minha obra circule por este tipo de espaço além dos mais tradicionais para um pintor, como uma galeria de arte, é realmente enriquecedor. Isto me faz muito feliz já que a aprovação deste tipo de público me faz sentir que estou realizando um trabalho respeitoso e também porque me permite explorar outras possibilidades comerciais.

Para você qual é a relação entre boxe e arte?

Creio que há uma relação direta já que o boxe como convenção é uma disciplina, igual a arte, de grande poder simbólico e de um inegável caráter metafórico.

O boxe é verdade e representação assim como a pintura, o teatro e qualquer outra disciplina artística.

Em minha opinião um jogador de futebol, ou quase todos de qualquer outro esporte, está jogando futebol, é dizer que o único que esta atividade representa é ela em si, e representa algo mais, porém o fazem de uma maneira tão elaborada e midiatizada que está muito distante de sua origem. Diferente do boxe que trabalha em uma relação direta com aquilo que representa, um jogador de futebol está jogando futebol, mas um boxeador não está brigando, está lutando em uma luta de boxe. Quem já esteve em uma briga de rua e em um ringue sabe a diferença.

O boxe não é uma briga, é uma representação de uma briga. Mas paradoxalmente a sua forma de representação é feita lutando, dentro de regras e convenções estabelecidas.

O boxe detém um conteúdo simbólico/ilusório em um ritual de verdade descarnada. Sem dúvidas isto tem as mesmas pretensões que muitas formas de arte, ainda que talvez seja mesmo uma ferramenta maior para alcançar este conhecimento oculto.

Sergio Martínez / (arte: Matías Danna)

Quais são teus lutadores favoritos?

Não sou muito original ao dizer que de todos os tempos escolho Muhammad Ali. Por outro lado dada a minha idade, nasci nos anos 1980, dentro da minha formação de espectador sempre tive um grande gosto em Eric Morales. No presente devo dizer que é Sergio Martínez.



Para conhecer mais o trabalho de Matías Danna visite:

La Brea - Tumblr

La Brea - Blog 

Blog com obras do ídolo mundial Carlos Monzon da Argentina

Galeria de 20 anos de Combate no canal Space