terça-feira, 24 de julho de 2012

Lennox Lewis carrega a tocha e acende a pira olímpica

Lennox Lewis / (foto: PA)

Ontem, o ex-campeão dos pesos pesados de pugilismo profissional Lennox Lewis, 46, carregou a tocha olímpica e acendeu a pira olímpica, aonde ficara a chama até a abertura dos Jogos de Londres 2012 na sexta-feira na qual será acendida outra pira, esta definitiva. O medalhista de ouro nos Jogos de Seul 1988, foi o último em um processo que levou 65 dias.

"Me sinto orgulhoso por carregar a chama olímpica... Me sinto como se tivesse carregado as Olimpíadas em minhas mãos e acendido e agora passei a chama", declarou Lewis para o Daily Mail que quando boxeador possuía um estilo refinado e estratégico como um xadrezista.

O ouro olímpico foi quando representava o Canadá, apesar de ser nascido na Inglaterra. Hoje é tido como referência para o boxe britânico e mundial tendo superado todos os seus adversários, inclusive os que o derrotaram após revanches.

Com 41 vitórias, 31nocautes, 2 derrotas e um empate se aposentou em 2003 após superar Vitali Klitschko da Ucrânia, atual campeão peso pesado pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB). Mike Tyson, Evander Holyfield, Shannon Briggs, Tommy Morrison, Frank Bruno e outros são alguns dos nomes que superou. Seu currículo possui um verdadeiro "quem é quem" entre os pesados de sua era.

Lennox Lewis / (foto: Reuters)

Fonte: Daily Mail

Errata: Lewis nasceu na Inglaterra, não no Canadá como mencionado anteriormente.