sábado, 28 de julho de 2012

Muhammad Ali marca presença na abertura dos Jogos Olímpicos em Londres

Muhammad Ali (sentado) / (foto: AP Getty Images)

Muhammad Ali, 70, afastou os rumores de que sua saúde o impediria de marcar presença na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 na sexta-feira e foi uma das figuras mais aplaudidas pela plateia no espetáculo.

Ali apareceu no final na passagem da bandeira oficial do COI (Comitê Olímpico Internacional). O pugilista que foi tricampeão dos pesados no profissional e vencedor da medalha de ouro olímpica nos Jogos de Roma em 1960 estava acompanhado da mulher. O ex-atleta que sofre com o Mal de Parkinson ajudou a carregar a bandeira que é um dos símbolos das Olimpíadas.

Junto à Ali estavam Haile Gebrselassie, maratonista da Etiópia e a política brasileira Marina Silva, candidata ao planalto em 2010 e uma das principais defensoras do meio-ambiente no mundo tendo obtido reconhecimento internacional por sua luta.

Nesta semana Ali esteve em Londres entregando o prêmio Beyond Sport Award que tem como foco pessoas responsáveis por transformações sociais por meio dos esportes e também foi homenageado por nomes fortes do cinema e esportes no evento beneficente Sports For Peace com verba revertida seu instituto dono de um trabalho com pessoas com Parkinson.

Em 1996, Ali emocionou a plateia e milhões assistindo em seus lares ao acender a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta já demonstrando sofrer os danos do Mal de Parkinson.