domingo, 8 de julho de 2012

Segunda ESPN exibe documentário sobre Servílio de Oliveira


Vídeo de Petrobras


O único brasileiro dono de uma medalha olímpica no boxe terá sua vida apresentada amanhã (segunda-feira) em documentário na emissora à cabo ESPN às 18 horas. Servílio de Oliveira ganha as telas assim como encantou os ringues do mundo.

Medalha de bronze na categoria mosca nos Jogos Olímpicos do México em 1968 ao lado de seu técnico, Antonio Angelo Carollo, a vida foi retratada pela diretora do documentário Renata Sette da produtora Debasé Filmes.

"Se algum pugilista brasileiro merece ser chamado de Virtuose, assim mesmo com 'V' maiúsculo, seu nome é Servílio de Oliveira", definiu Henrique Matteucci no livro Luzes do Ringue (1988) ao contar a história do boxe nacional.

No profissionalismo não conseguiu o cinto mundial, é considerado o rei sem coroa, um acidente de treino deslocou sua retina esquerda, mas segue nos bastidores como figura defensora da ética no ringue e fora dele tanto que estuda Direito. Seus filhos, Ivan "Pitu" e Gabriel se destacaram como técnicos e agora crescem na função de comentaristas de boxe para TV.

A Luta Continua - Um Documentário em 12 Rounds (2011) é parte de um programa conjunto do Ministério dos Esportes, Petrobras, Cinemateca Brasileira e ESPN compondo a série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.