domingo, 12 de agosto de 2012

AIBA processa BBC

divulgação

No sábado enquanto eram disputadas as finais de diferentes categorias do boxe nos Jogos Olímpicos de Londres, a AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) anunciou que processará a BBC por acusá-la diversas vezes de venda de medalhas.

Por mais de um ano a TV britânica faz acusações em matérias de jornalismo investigativo apontando supostos esquemas no Mundial de 2011 no Azerbaijão e nos Jogos de Londres. Na sexta-feira a BBC acusou que as medalhas dos Jogos Olímpicos poderiam ter sido compradas.

Os azerbaijanos Magomedrasul Medzhidov e Teymur Mammadov ficaram com bronze, não venceram as semifinais. Eram os últimos de seu país na competição.

No mesmo dia, a BBC emitiu mais uma vez as acusações feitas em documentário de setembro do ano passado no qual denuncia dirigentes do Azerbaijão de terem pago aproximadamente US$ 10 milhões em troca de medalhas de ouro.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e a AIBA abriram processo de investigação sobre as acusações e asseguram terem encontrado nenhuma evidência de suborno e corrupção.

"A BBC voltou a emitir as acusações na noite passada, na véspera das finais, apesar de ter-lhes dito que não era verdade", declara o presidente da AIBA, Ching-Kuo Wu em comunicado. "Portanto, dei instruções à firma legal londrina PSB Law para iniciar ações contra a BBC".

"Trabalhei muito duro nos últimos seis anos para limpar o boxe olímpico depois de anos de escândalos de corrupção com a precedente direção e estou profundamente penalizado e frustrado com a BBC", finaliza o dirigente de pugilismo olímpico.

Fonte: Terra