quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Julio Cesar la Cruz Peraza, o rival cubano de Yamaguchi Falcão

Julio la Cruz Peraza (esq.) e Yamaguchi Falcão Florentino (dir.) / (foto: Getty Images)

O cubano Julio Cesar la Cruz Peraza, 21, "desperta sede de vingança em Yamaguchi Falcão", conforme denota o portal Terra em matéria sobre o grande obstáculo do brasileiro na obtenção de medalhas na quartas-de-final a serem disputadas hoje em Londres 2012.

"Anote bem esta data, pois hoje começo minha cadeia de triunfos que culminará com o título nos Jogos Olímpicos de Londres", a declaração de Peraza feita no ano passado, ele é o atual campeão mundial tendo obtido o título em Baku, Azerbaijão na temporada de 2011 pela categoria dos meio-pesados (81 kg).

Quem buscará interromper a ascensão do cubano é o brasileiro Yamaguchi Falcão Florentino, 24, filho do legendário pugilista, lutador de vale-tudo e telecatch (pro-wrestling) Touro Moreno. Nos Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara no México ambos se encararam, mas deu 22 a 12 para Cuba na final da categoria. Peraza fechou o ano com 34 vitórias e 2 derrotas.

"Chacha", como é chamado no meio Peraza, nasceu na cidade de Camagüey, da qual vieram quatro campeões mundiais, em 11 de agosto de 1989. O jovem iniciou na nobre arte aos seis anos, filho do treinador cubano de boxe Ramiro Basulto, soltou seus primeiros golpes no Ginásio Casino, em sua cidade, sob as orientações do técnico Barbaro Guaso e também teve apoio do pai.

Aos 18 anos faturou o torneio Playa Girón e chamou atenção da equipe nacional. Passou a treinar na Escola Nacional de Boxe e participou da equipe cubana que tentou ir aos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, marcada pela falta de medalhas de ouro da ilha, a nação mais tradicional neste esporte. Peraza foi crucificado pela imprensa e expulso da esquadra nacional em 2009. "A maior injustiça" em sua carreira conforme o mesmo declarou à imprensa.

2010 marca o retorno de Chacha para o time oficial, desta vez sob a tutela do treinador Raul Fernandez, o qual vê como responsável pelo seu crescimento no ringue. Fernandez afirma só trabalhar com "campeões" e que com seu trabalho Peraza que era um lutador defensivo se tornou também capaz de atacar com mesma ou mais eficiência, e estas qualidades o levaram ao título mundial.

2011, marcou a saída de Peraza da sarjeta para a cobertura, foi eleito melhor atleta de Cuba e maior boxeador das Américas. O aniversário do jovem será no próximo sábado, um dia antes da final olímpica, e promete se dar de presente uma medalha de ouro.

Peraza terá que voar mais alto que Yamaguchi Falcão hoje, em batalha que começa às 18h30, horário de Brasília. O capixaba por sua vez também quer melhorar o Brasil no quadro de medalhas e quem vencer garante ao menos o bronze, já que não há disputa de terceiro lugar no boxe.

Os embates de boxe têm transmissão do portal Terra e das emissoras Rede Record, SporTV, Band Sports e ESPN. Consulte seu guia de programação.

Fonte: Terra