quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mia St. John vence Christy Martin, ambas aposentam

Mia St. John (esq.) e Christy Martin (dir.) / (foto: Mary Ann Owen)

O Fim de uma Era

Na noite de quarta-feira (14/08) as veteranas e pioneiras do boxe feminino profissional Christy Martin, 44, e Mia Sta. John, 45, combateram no que pode ser chamado de encerramento de um período do pugilismo destacado nos anos 1990. A vitória conquistada no Table Mountain Casino, em Friant, na Califórnia nos EUA ficou com St. John por pontos em decisão unânime que ficou com o então vago cinturão supermeio-médio (69,9 kg) do Conselho Mundial de Boxe (CMB), no final de tudo, ambas anunciaram suas aposentadorias.

St. John (47-11-2, 18 KO's) buscou mais o combate corpo-a-corpo, e não mostrou muita finesse e com seu estilo agressivo dominou Martin (49-7-3, 31 KO's). As papeletas apontaram 97-93 e 96-94 duplo. Em 2002 elas lutaram, porém a vitória foi para Martin.

Após o primeiro combate o panorama do pugilismo mudou, Martin calçou luvas profissionalmente em 1989 e teve contrato com Don King, St. John passou a disputar na categoria em 1997, a filha de Muhammad Ali, Laila Ali, 24, era o terceiro pilar do boxe feminino desta época e se aposentou em 2007.

A luta de ontem foi não só um combate ou mais uma revanche de rivais, mas a despedida de um período que teve Martin, St. John e Laila como estrelas de um espetáculo tido como menor por imprensa, fãs e o meio pugilístico, mas que mesmo marginalizado em relação à outros esportes femininos possuiu charme e atraia público e empresários fortes da nobre arte.

O boxe feminino mudou, este ano amadoras puderam competir nos Jogos de Londres. Algumas pugilistas passaram a ser vistas como atletas e não apenas bibelôs de luvas. O boxe em si ainda é marginalizado e mais ainda o feminino, entretanto, algumas coisas já mudaram.

O drama de Christy

Este ano a Justiça americana condenou na terça-feira Jim Martin, ex-marido da pugilista Christy Martin, 44, à pena de 25 anos de prisão por tentativa de homicídio contra a ex-companheira em novembro de 2010. No período, Jim Martin teve comportamento agressivo ao descobrir que sua companheira era homossexual.

Foram três facadas e um tiro que vitimizaram Christy na residência do casal, a atleta conseguiu ir até a rua e pedir socorro para um motorista. Ficou hospitalizada, porém saiu em boas condições. Por outro lado as cicatrizes psicológicas a fragilizaram e a atleta teve de adiar o embate com St. John.

Martin concedeu entrevista à repórter Lisa Salters da ESPN americana para o programa E:60 e fala sobre este trauma e sua vida no vídeo abaixo.