terça-feira, 14 de agosto de 2012

Revista Alfa do mês de agosto tem matéria sobre Boxe Amador

Divulgação

A Revista Alfa deste mês traz em sua capa a chamada "Boxe Amador: sem luxo, sem TV, nem patrocínio: só porrada" e a matéria do jornalista Vicente Vilardaga é honesta com o quadro atual do pugilismo amador no país, sendo situada no tradicional ginásio Baby Barioni, na zona oeste da capital paulista.

"Isso aqui é uma antiolimpíada", abre o texto do repórter. As rodadas de pugilismo que sobrevivem há décadas já revelaram talentos como os ex-campeões mundiais Éder Jofre, Miguel de Oliveira e o ex-rei da América do Sul Maguila, porém há tempos não refletem o glamour que permeia o imaginário do esporte chamado de "a nobre arte" no Brasil.

O fotógrafo Luis Maximiano já cobriu conflitos armados em diversas partes do mundo, nesta matéria clica amadores anônimos em preto e branco, as imagens são impactantes e refletem a realidade destes homens. Pequenos heróis em suas jornadas que além de orgulho próprio não ganham muito mais que bordoadas e tapas nas costas.

O personagem principal acaba se tornando Newton Campos, jornalista e dirigente esportivo dono de uma biografia que se mistura com o pugilismo nacional e aos 87 anos segue em um combate pessoal para manter o pugilismo da forma que acredita ser possível.

Além do pugilismo a revista trata de moda, viagens, bebidas e mulheres, um guia da vida do homem moderno e seus prazeres e também afazeres. O boxe aparecer em suas páginas, mesmo em sua fragilidade demonstra que ainda exerce fascínio no imaginário masculino.