quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Análises do Marcelo Arruda - Chávez Jr-Martínez e Álvarez-Lopez

     Julio César Chávez Jr. (esq.), José Sulaimán (centro) e Sergio Martínez (dir.) / (foto: reprodução)
 
 

Dois eventos vão lutar pela a atenção dos fãs de boxe esse fim de semana na cidade de Las Vegas: Álvarez-Lopez e Martínez-Chávez Jr. O primeiro conta com preliminares que prometem ser empolgantes, mas com uma luta principal que foi considerada por muitos como desnecessária e desequilibrada, enquanto o segundo apresenta preliminares apenas razoáveis, porém conta com uma luta principal que é vista como a maior luta entre pesos médios dos últimos anos. Os invictos Saul Alvarez e Julio César Chávez Jr disputam o titulo de pugilista mais popular do México, mas a venda de todos os 19,186 ingressos reservados para Martínez-Chávez jr já deu a ideia de qual evento deve vencer em termos comerciais. Esses números representam uma vitória de Chávez Jr sobre até mesmo o recorde de seu pai em uma luta épica, Julio Cesar Chávez, que havia vendido 17,972 ingressos contra Hector “Macho” Camacho.



Segue abaixo a análise das lutas principais e os palpites do sábado.


Las Vegas, Nevada, Estados Unidos

Disputa do título mundial do Conselho Mundial de Boxe (CMB-WBC) dos pesos médios.

Sergio Martínez vs Julio César Chávez Jr.

Sergio Martínez

Ranking: Campeão pela revista The Ring, sendo reconhecido como o maior nome da categoria.

Cartel: 49-2-2, 28ko

Lutas Notáveis: Vitória sobre os ex-campeões mundiais Kelly Pavlik, Paul Williams e Serhiy Dzinziruk Empate contra Kermit Cintrón (extremamente controverso, constantemente apontado como uma vitória de Martínez) e derrota por nocaute técnico contra Antonio Margarito no inicio de ambas carreiras.

Importância do combate: Sergio Martínez é considerado o verdadeiro campeão dos pesos médios, mas vai entrar no ringue sem qualquer titulo das 4 principais organizações. Seu título lhe foi “retirado” fora dos ringues e entregue para ser disputado entre Sebastian Zbik e Julio César Chávez Jr. Após inúmeros desafios, o argentino vai ter a chance de recuperar seu cinturão e derrotar o seu principal rival na categoria. Aos 37 anos, Martínez precisa dessa vitória para correr atrás de seu sonho de se tornar o melhor pugilista independente de peso. Uma derrota nesse estágio provavelmente significaria o fim da carreira do argentino.

Análise: Sergio Martínez possui um estilo próprio de boxear, usa por vezes as mãos baixas, confiando em sua excelente movimentação e na sua capacidade de se adaptar ao oponente durante a luta. Uma característica perceptível em Martínez, é que ele costuma começar a luta em forte ritmo, desacelera nos rounds intermediários e depois volta com tudo nos rounds finais. Isso pode ser visto em suas lutas contra Kelly Pavlik, Matthey Macklin e em menor grau contra Dzinziruk. Outro fator é seu poder de nocaute que vêm aumentando em suas lutas, isso se deve não a força de seu soco em si, mas a forma como ele coloca os golpes, justos e surpreendendo o oponente. Martinez foi descrito como um lutador especial por Roy Jones e isso deve ser demonstrado em mais um combate.

Julio César Chávez Jr.

Ranking: Campeão mundial dos pesos médios pelo CMB e #3 pela The Ring.

Cartel: 46-0-1, 32ko

Lutas Notáveis: Vitórias sobre o ex-campeão mundial interino Sebastian Zbik e os bem ranqueados Marco Antonio Rubio e Andy Lee. Empate e vitória controversa sobre o atualmente bem ranqueado Carlos Molina no inicio da carreira de ambos.

Importância do combate: Chávez Jr teve a maior parte de sua carreira tomada por criticas sobre a falta de qualidade dos adversários, decisões controversas, o uso de substancias ilegais e principalmente que jamais sairia da sombra do pai. Hoje em dia, após vitórias sobre pugilistas do calibre de Rubio e Lee, Chávez Jr é considerando um dos mais fortes pesos médios e é respeitado por seu excelente queixo e fortes golpes na linha de cintura do adversário. Uma vitória nessa luta representaria a total redenção de Chávez Jr sobre os críticos. Ele deixaria de ser o filho de Julio César Chávez para ser o “novo” Julio César Chávez.

Análise: Chávez Jr deve lutar diminuindo os espaços de Martínez, exercendo muita pressão, colocando nas cordas e trabalhando no corpo para diminuir sua movimentação. Uma questão essencial nesse combate vai ser o seu queixo resistente contra o poder de nocaute de Martínez. Se resistir aos golpes do argentino, a vitória do mexicano vai estar praticamente garantida. É válido lembrar o comentário de Marco Antonio Rubio sobre como é lutar com Chávez Jr “Não é que o Chávez pegue muito duro, mas você consegue sentir o peso nos seus socos. E quando você o atinge com um soco forte, você nem sequer o balança. Isso é bastante desencorajador”.

Previsão: Martinez por TKO/KO no decimo round.

Palpites das preliminares: Guillermo Rigondeaux vai vencer por nocaute Robert Marroquin

Roman Martinez vai vencer por nocaute Miguel Beltrán Jr

Matthew Macklin vai vencer por pontos Joachim Alcine

John Jackson vai vencer por nocaute Willie Nelson.



                                                 Sául Álvarez (esq.) e Josesito Lopez (dir.) / (foto: divulgação)

Las Vegas, Nevada, Estados Unidos

Disputa pelo o título mundial do Conselho Mundial de Boxe (CMB/WBC) dos médios-ligeiros.

Sául Álvarez vs Josesito Lopez.

Josesito Lopez

Ranking: #4 pela CMB (WBC) entre os médios-ligeiros, detalhe que apareceu nessa alta posição somente após o anuncio do combate contra Álvarez, e #8 pela revista The Ring entre os meio-médios

Nota: o ranking da The Ring é mais respeitado entre a mídia especializada do que os rankings dos conselhos e associações, pois não sofre tantas influências de promotores e de títulos regionais, que sobem automaticamente a posição do pugilista.

Cartel: 30-4, 18ko

Lutas notáveis: Vitória por nocaute técnico no nono round contra o ex-campeão mundial Victor Ortiz, Vitória por nocaute no sétimo round contra o invicto Mike Dallas Jr e derrota por decisão dividida para o invicto Jessie Vargas.

Importância do combate: Josesito Lopez até o primeiro semestre desse ano, era considerado um gatekepper, espécie de grande desafio para talentos em busca do grupo de elite ou ex-campeões voltando recuperar o trono, na categoria super leve. Ou seja, um lutador que consegue bater sem problemas pugilistas ruins e medianos, mas é derrotado por aqueles que disputam na elite. No dia 23 de junho, causou uma grande surpresa no mundo da nobre arte ao bater Victor Ortiz nos meios-médios, recebendo a chance contra Sául Álvarez. Sem dúvidas esse é o combate mais importante de sua carreira, porém é uma situação de vitória-vitória para Josesito: Se vencer, ele se tornar um dos principais pugilistas do ano de 2012. Se perder, não vai perder o respeito de ninguém, pois está subindo duas categorias de peso contra um campeão invicto.

Análise: Josesito é um brigador, possui muita raça e não se importa muito com a defesa. Esse fator natural não deve mudar em poucos meses, sendo assim, para que tenha reais chances de vitória ele precisa ter queixo suficiente para resistir aos golpes do pegador Saul Alvarez e potencia suficiente nos socos para derrubar seu rival. Os dois fatores são remotos.

Sául “Canelo” Álvarez

Ranking: Campeão mundial pelo CMB e #3 pela The Ring entre os médios ligeiros.

Cartel: 40-0, 29ko

Lutas Notáveis: Vitórias por pontos sobre os ex-campeões mundiais Shane Mosley e Kermit Cintrón. Além de vitórias um pouco menos expressivas sobre os competentes e experientes Alfonso Gomez, Ryan Rhodes e Matt Hatton.

Importância do combate: Após seu ultimo combate, onde derrotou uma versão decadente e sem brilho de Shane Mosley, a cobrança para combates contra a elite de sua categoria só aumentou. Tentaram arranjar confrontos contra Paul Williams e James Kirland, mas por diferentes razões, não foram possíveis. Após outras tentativas e a derrota do também selecionado Victor Ortiz, Josesito Lopez foi escolhido como adversário. Saul Alvarez detém uma série de vantagens sobre seu adversário, já que Josesito costuma lutar duas categorias de peso abaixo, sendo assim a vitória é vista como obrigatória e pouco acrescenta no legado do mexicano, mas serve para que possa manter seu status e buscar combates mais equilibrados no futuro.

Análise: Sául Álvarez é maior, mais forte e mais talentoso do que Lopez. Alguém que possui 40 vitórias com apenas 22 anos, com certeza possui um talento natural para o boxe. Deve usar seu estilo consciente, com as mãos levantadas e sequencias poderosas para dominar o adversário.

Previsão: Sául Álvarez por TKO/KO no sétimo round.

Palpites das preliminares: Leo Santa Cruz (20-0,11ko) vai vencer por decisão unanime Eric Morel(46-3,23ko).

Marco Rene Maidana (31-3,28ko) vai vencer por decisão unanime Jesus Soto Karass (26-7-3,17ko)

Jhonny Gonzalez (52-7,45ko) vai vencer por nocaute Daniel Ponce de Leon (43-4,35ko). Nota: luta muito difícil de se prever e que promete ser a preliminar mais eletrizante desse sábado em Las Vegas.

Marcelo de Arruda, 18, é estudante de Comunicação Social / Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas . Já colaborou com o site Round 13, referência e fonte de pesquisa sobre pugilismo nacional e internacional. Também colabora com o fórum de debates Córner do Leão no Facebook.