quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Quem levou Leandro Pinto para Argentina?

Técnico Fábio Russo e Leandro Pinto / (foto: Rede Esportiva)

Na terça-feira (05/09) o comentarista de boxe Daniel Fucs apresentou um levantamento de pugilistas brasileiros que se apresentaram no exterior no mês de agosto em seu blog no portal Combate da Globo.com.

"17/08/12 – Argentina. Apresentado como gaucho, Leandro Pinto foi derrotado pelo argentino Diego Luque (60-54, 60-55 e 60-54) na sua estreia no exterior. Segundo a imprensa internacional, Leandro tinha apenas uma luta antes de ser conduzido ao exterior.", aponta o texto do especialista em boxe.

"Os sites brasileiros de divulgação de resultados enaltecem os promotores e técnicos de pugilistas brasileiros que esporadicamente vencem no exterior", denota Fucs. "Proponho que mesmo nas derrotas de seus comandados, qualquer treinador e os agentes ou empresários que levarem pugilistas ao exterior tenham seus nomes divulgados na mídia".

O superleve (63,5 kg) Leandro Pinto de Pelotas no Rio Grande do Sul aparece no site de carteis internacionais BoxRec com uma vitória, esta por nocaute, e uma derrota. Um leitor do blog de Fucs identificado como "Ederson" relata que o pugilista é campeão gaúcho da categoria e já lutara com o conterrâneo Eduardo "Hit-Man" Milder e Felipe Pedroso defendendo estar presente nas ocasiões.

"Não me baseio exclusivamente no BoxRec por não considera-lo 100% seguro. Eu nunca tinha ouvido falar de lutas com um profissional com este nome. A Federação Rio-Grandense de Pugilismo não confirma que Leandro seja seu campeão gaucho profissional. Se ele ostenta um título assim, possivelmente é de uma outra federação ou liga das tantas que existem no país sem filiação à Confederação", responde Fucs.

Luque é mais experiente mantém cartel invicto de 9 vitórias sendo 3 por nocaute. O responsável pela carreira de Pinto é o boxeador gaúcho Samir Santos Barbosa, 32, que atua junto ao empresário e promotor de lutas Dione Duzac Ferreira também do Rio Grande do Sul.

Ao Córner do Leão Samir deu a seguinte declaração: "Não pude ir pessoalmente com ele por motivos de meus treinos e outros compromissos então deixei nas mãos de um bom treinador, Dione Ferreira de Uruguaiana (Rio Grande do Sul) que inclusive já foi lutador. O fato de aceitar a luta foi porque em conversa com o Nando (Leandro) há um ano atrás quando ele me procurou para eu dar uma apoio a ele no boxe profissional,pois ele é de uma cidade vizinha a minha Pelotas e por ele já estar cm 28 anos, falei a ele que tinhamos que enfrentar bons adversários e fazer boas lutas, ele no amador fez mais de 100 lutas, mas não tinha a chance de se profissionalizar, de lá para cá ele lutou 4 vezes sendo esta ultima campeão gaucho em cima do Cedenir (Apestegui)... Bom, mas as outras duas infelizmente por causa dos maus promotores ainda não foram para o BoxRec,e veja que ele pegou um adversário duro e foi até o final e no 4º round deu um cruzado que fez o Luque dobrar os joelhos e quase ser nocauteado, foi salvo pelo gongo. Não sabemos se no tempo certo ou na malandragem da argentina. Nando é um lutador duro e muito forte, mas pela idade infelizmente temos que trabalhar ele tentando colocar boas lutas, sabia do adversário dele e sabia que pensavam que o Nando iria para perder em um ou dois rounds... Foi isto".

Sobre o incidente e questionado sobre a carreira de Pinto o empresário Dione Ferreira se põe da seguinte forma: "a respeito de Leandro Pinto, estou procurando trabalhar em conjunto com todos (são poucos) que trabalham em prol do boxe aqui no Rio Grande do Sul. Ele (Pinto) mora em Pelotas esta a 600 km de onde eu moro, Uruguaiana, então treina com o Samir que esta a 60 KM de Pelotas (Rio Grande).  Por eu viver na fronteira com a Argentina e Uruguai, fica mais fácil de conseguir combate e me deslocar de carro com os boxeadores daqui do Estado. Respondendo à sua pergunta: o responsável pela carreira como profissional do Nando, é o Samir dos Santos Barbosa, meu amigo".

Dione informa que está há 40 anos no boxe, e que no mesmo evento que Pinto lutou contra Luque levou mais dois lutadores e "os 3 fizeram lindos combates, perderam porque é na argentina, como em todo o lugar por pontos não se ganha!".

Samir relata que segue em sua carreira de profissional sem muito apoio para si ou para seu projeto social. Já se apresentou na Suíça, Alemanha, Austrália e França, porém em suas seis lutas internacionais em nenhuma saiu declarado vitorioso.

Fucs todo mês mantém relato de brasileiros que se apresentam no exterior, a maioria volta com derrotas e também denota que falta eventos de nível considerável em solo nacional denotando a ausência de cuidados com os atletas e seus exames.

Para ler a crítica de Daniel Fucs e os comentários na íntegra clique aqui.