sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Yesica (Bopp) tem tudo a perder e eu tudo a ganhar"

Marisol Miranda / (foto: arquivo pessoal)


Marisol Miranda tem palavras tão duras e fortes quanto uppercuts e ganchos. No dia 27 de setembro a porto-riquenha desafia a argentina campeã peso mosca da Organização Mundial de Boxe (OMB) Yesica Bopp.

Bopp (21-0-0, 9 KO's) lutará em solo porto-riquenho, poucas vezes lutou fora da República Platina. Miranda (5-4-0, 1 KO) aponta que apesar das poucas lutas se vê pronta para o desafio, principalmente por ter desenvolvido um trabalho nos EUA com a treinadora Bonnie Canino.


Como está sua preparação para encarar Yesica Bopp?

Eu tenho uma das melhores treinadoras do mundo que também é ex-campeã mundial, Bonnie Canino e conto com ajuda da campeã mundial Ria Ramnarine como parceira de treinos e outros pugilistas de ponta que me ajudam neste grande trabalho.

O que pode dizer do estilo de boxear dela?

Eu já vi vídeos dela e me parece que ela gosta de boxear ao invés de lutar, mas você nunca pode se basear totalmente porque todo mundo tem estilos diferentes variando o oponente e no boxe não se pode dizer em qual nível de intensidade isto será feito.

Eu preciso me ajustar no momento certo para colocar meu forte no ringue. Eu assisti alguns erros que ela comete e estou de olho no que ela tem de bom também. Eu considero o estilo dela elegante. Ela não parece castigar muito suas desafiantes no ringue.

"Eu serei impiedosa com ela"

Você tem 9 lutas como profissional, enquanto ela possui 21 com nenhuma derrota. Você considera que aceitou este desafio cedo demais?

Bem... Parece que o país dela lhe dá oportunidades de promover muitas de suas lutas e ela faz 4 a 5 combates por ano. Quantos desses embates foram com desafiantes de alto nível? Quantos não foram preteridos em favorecimento dela? E em quantas ela não foi beneficiada sobre outras? Enquanto outras como eu esperam as oportunidades chegarem. Eu não a desvalorizo porque é necessário muito para subir neste ringue e sair com 21-0 no cartel e ser campeão. Meu cartel não pode mostrar muito, mas estou nesse jogo há 10 anos, e posso até não ter tanta experiência de ringue, mas eu tenho a melhor equipe a minha volta e muitas lutas em academias que não foram contabilizadas.

Não, eu não aceitei esta luta prematuramente. Eu não a aceitei ano passado para ter mais experiência, e veio bater na minha porta novamente. Yesica tem tudo a perder e eu tudo a ganhar.

Como você espera surpreender Bopp?

Mostrar a ela que eu tenho como tirar tudo dela. Ter certeza que não deixarei na decisão dos jurados ou dúvidas nas cabeças das pessoas. Ao menos que seja uma armação com jogo e jurados sujos. Eu terei uma resposta a ela em tudo que ela mandar para mim. Eu serei impiedosa com ela.

Ela vai lutar no território dela. Acha que isto pode alterar as papeletas se for pros jurados decidirem?

A promoção do evento é do pessoal dela, mas é meu território, é minha casa, Porto Rico, e não dela. Eu sei que tenho de tirar isto (cinturão) do campeão e me preparei todos os dias possiveis para esta batalha com Bopp para conquistar o cinturão mundial dos moscas da OMB. Espero que tenha uma avaliação honesta pelos jurados.

Foi o treino mais duro pelo qual já passei em toda minha vida.