terça-feira, 16 de outubro de 2012

Siqueroli deixa os ringues e seu sonho

Leandro Siqueroli / (foto: arquivo pessoal)


Leandro Siqueroli de Lima, 24, não chegou a ser um nome de destaque no pugilismo, talvez nem o fosse, mas sua história cativou São Paulo quando foi contada na Rádio CBN pelo jornalista Milton Jung em novembro de 2009. O ex-pupilo de Miguel de Oliveira decidiu recentemente abandonar os ringues e se dedicar ao ofício de barman junto ao curso de Gastronomia.

Supermédio (76,2 kg) Siqueroli deixa um currículo de 5 vitórias, sendo todas por nocaute, e duas derrotas. Em seu último combate não conseguiu destronar o campeão nacional Everaldo Praxedes que o derrotou por nocaute técnicohá dois anos. Naquela luta Siqueroli não foi capaz de prosseguir após o 8º assalto, mas onde falta habilidade tinha força de vontade e capacidade de sonhar.

Oriundo do Paraná veio para São Paulo com a ansia de ser campeão mundial, treinou em Londrina com um técnico chamado Miguel de Oliveira, já em São Paulo foi lapidado pelo Miguel de Oliveira famoso, campeão mundial e respeitado por Mike Tyson.

Para chegar à principal metropóle da América Latina viveu uma verdadeira aventura e ainda outras dentro dela. Ficou atônito com o sistema metroviário e sentiu a melancolia cinzenta do paulista que quase não cumprimenta os conterraneos. Para ele os cidadãos desta cidade têm o semblante fechado e estão em uma acelerada busca pelo dinheiro, um enxame de formigas que não param seu trabalho independente de dia ou noite, chuva ou sol.

Foi ajudado por nomes do boxe nacional como Alexsandro "Pit" Cardoso, o qual se recente por não ver mais atuando com luvas, e também Raphael Zumbano, que ainda não era "Love", e hoje lembra que o tempo os afastou. Ao menos se alegra quando vê que Marcus Vinícius de Oliveira, o "Ratinho", está nos EUA com Don King e é um pugilista respeitado pela mídia internacional.

Para Siqueroli entrar na Companhia Athletica do Brooklyn e treinar com Oliveira foi uma verdadeira "luta". Acredita que a recepcionista o olhou com desprezo por conta do seu jeito matuto ao avisá-lo que o professor não estava presente.

Optou por esperar do outro lado da rua e quando viu o senhor que se sagrou rei em Mônaco se aproximou e disse "sou lutador de boxe lá do Paraná e vim para São Paulo me tornar campeão mundial e como o senhor já foi campeão eu gostaria que me desse alguma dica do que tenho de fazer para chegar lá".

Leandro lembra que a história contada na CBN emocionou sua mãe e seus conhecidos e diz que foi tido como um herói local. Na época trabalhava em um pub de classe alta em São Paulo e seu chefe também ficou emocionado enquanto dirigia e escutava a história que lembra um conto de fadas.

Porém a realidade veio. No boxe brasileiro existem muitos garotos e até mesmo adultos querendo ser Rocky Balboa, porém não é uma história de cinema ou livros com vitórias miraculosas ou fadas madrinhas.

Leandro percebeu que não realizaria seu sonho de disputar o cinturão contra o "Fantasma" americano Kelly Pavlik. Preferiu investir na faculdade de Gastronomia, mesmo que ainda sinta uma assombração o chamando de volta aos e o fazendo se imaginar sob as luzes de Las Vegas, Leandro retorna para a realidade das contas a pagar e livros para estudar.

Para ler e ouvir a história de Leandro Siqueroli na rádio CBN clique aqui.