sábado, 24 de novembro de 2012

Família dará o último adeus à Héctor "Macho" Camacho neste sábado

Héctor Camacho / (foto: Getty Images)

A mãe de Héctor "Macho" Camacho, 50, planeja que o respirador artificial que mantém o ex-pugilista vivo seja desligado neste sábado para dar tempo de 3 dos quatro filhos dele chegarem a Porto Rico para se despedirem, no local já está Héctor Camacho Jr., também lutador.

Na noite de ontem María Matías declarou que tomou a decisão dos médicos desligarem os aparelhos que mantém o ex-campeão mundial vivo, entretanto Camacho Jr. se opõe a decisão. O pugilista foi baleado no rosto semana passada e tem apenas 3% de seu cérebro funcionando conforme a Escala Glasgow, método de medida que identifica o nível de consciência de vítimas de traumatismo craniano, o que caracteriza morte cerebral.

Familiares e amigos de Macho realizaram ontem uma vigília no hospital na cidade de San Juan onde está o corpo do ex-atleta que é um dos maiores nomes do esporte de seu país. O atentado foi em sua cidade natal, Bayamón.

"A morte, cárcere, drogas, matanças, estas são as ruas" afirmou Camacho Jr. em misto de aviso e lamentação para a imprensa. As irmãs de Camacho querem enterrar seu corpo em Nova York, nos EUA, o ex-pugilista cresceu no bairro do Harlem.

A vida de "Macho" Camacho é marcada por uma trajetória irregular e tortuosa, experimentou o gosto do ouro ao se tornar campeão mundial, mas é lembrado nos periódicos também por agredir mulheres e o próprio filho. Há 5 anos foi sentenciado à sete anos de reclusão por roubar uma loja de computadores no Mississipi, cumpriu apenas duas semanas e foi libertado.

Um dos personagens mais extravagantes dos esportes, ficou conhecido pelos brasileiros quando suas lutas eram transmitidas pela TV Globo. foi rei dos super-penas pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) entre 1983 e 1984, também dos leves CMB em 1985 e dos meio-médios junior pela Organização Mundial de Boxe em 1989 e 1991.

A rivalidade com Julio César Chávez marcou um grande capítulo na disputa entre Porto Rico e México e o carnavalesco e carismático Macho Camacho superou nomes lendários como Roberto Durán, Greg Haugen, Ray "Boom Boom" Mancini, Vinny Pazienza e Sugar Ray Leonard. Hoje seu filho Héctor Camacho Jr. é pugilista habilidoso e busca alcançar seu cinturão mundial.


A situação de Camacho vem sendo sentida por nomes do boxe como o próprio Chávez, o americano Mike Tyson e a atriz Eva Longoria. Nas redes sociais os fãs estão relembrando seus grandes momentos.