terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Falece Edmundo Furtado Leite

Edmundo Furtado Leite / (foto: reprodução)

O ex-boxeador Edmundo Furtado Leite faleceu hoje em São Paulo em decorrência de câncer no estomâgo. Estava internado na UTI do Hospital Central de São Caetano, na região metropolitana de São Paulo, Brasil, diagnosticado em irreversível.

Além do câncer o ex-atleta é acometido pelo Mal de Parkinson. Leite (41-12-9, 15 KO's) foi meio-médio e lutou de 1963 a 1974 tendo se apresentado duas vezes no tradicional Madison Square Garden em Nova York em 1969.

Na 1ª bateu o porto-riquenho Ralph Correa por nocaute técnico no 6° assalto, na segunda oportunidade perdeu por decisão majoritária para um nome de maior estirpe de Porto-Rico, o lendário Carlos Ortiz. Poucos brasileiros colocaram suas luvas na meca do boxe mundial e palco dos épicos da nobre arte.

Além de Ortiz se defrontou com Nelson Gomes do Brasil, os argentinos Ramon La Cruz, Abel Cachazu e Miguel Angel Casterllini, o colombiano Rodrigo Valdez e o lendário cubano-mexicano José "Mantequilla" Napoles", "só fera" como define o primeiro brasileiro a obter uma medalha olímpica Servílio de Oliveira, hoje comentarista nas redes ESPN.

É contemporâneo do falecido Juarez de Lima com quem lutou duas vezes, perdendo na primeira e empatando na segunda. Ambos são nomes reconhecidos do boxe brasileiro dos anos 1950 e 1960 quando o esporte teve seu principal momento no país.

Edmundo Furtado Leite / (foto: reprodução)