quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"Sou um lutador limpo"

Juan Manuel Marquez / (foto: AP Photo Eric Jamison)

"Sou um lutador limpo", garantiu o boxeador Juan Manuel Marquez, 39, na segunda-feira à imprensa internacional prevendo que seus exames anti-doping da Comissão Atlética do Estado de Nevada voltarão com resultado negativo.

"Me sinto muito feliz com meus treinos, e ótimo quanto aos exames", Marquez revelou ao Los Angeles Times. "Não terei problemas".

Marquez nocauteou Manny Pacquiao, 33, das Filipinas no final de semana passado no que foi o quarto encontro de ambos, esta vez sediado no tradicional MGM Grand em Las Vegas, Nevada, nos EUA. O mexicano garante que para seu próximo embate realizará os exames anti-doping no esquema olímpico no qual não há dia determinado para coleta de amostras.

O jornal New York Times considerou que Marquez subiu ao ringue mais forte e com maior constituição física que o comum ainda mais estando com quase 40 anos e apontou que em sua equipe havia Angel "Memo" Guillermo Heredia, preparador físico, mais conhecido Angel  Hernandez, nome envolvido em escândalos sobre atletas dopados e que já afirmou em corte ser vendedor de esteróides anabólicos. Hernandez chamou Marquez de "hulk" (mastondonte) em coletivas de imprensa.

A Comissão de Nevada não aplicou testes com os lutadores durante seus treinamentos, mas solicitou coletas de urina antes e após a luta e os resultados serão revelados no dia 17 de dezembro conforme o diretor executivo da Comissão, Keith Kizer, relatou ao LA Times.

Nos três encontros anteriores, Marquez (55-6-1, 40 KO's) e Pacquiao (54-5-2, 38 KO's) empataram no primeiro, no segundo a vitória foi para o filipino e o mesmo resultado sucedeu no terceiro, porém foi controverso e não aceito por muitos críticos e fãs. No de sábado Pacquiao foi à lona aos 2 minutos e 59 segundos do 6º assalto.

Ao todo Pacquiao colocou 94 socos dos 256 que disparou, enquanto Marquez encaixou 52 de 246. O deputado boxeador filipino conseguiu uma queda, enquanto Marquez obteve duas sendo a segunda o nocaute e a primeira vez que Pacquiao perde desta forma.

Fontes: ESPN, AP e NYT