terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Eu sempre quis ser famoso"

Bronson / (foto: divulgação)

Michael Gordon Petersen, 60, é comumente chamado pela imprensa do Reino Unido como "o preso mais violento da Inglaterra", ganhou fama por seu nome de guerra "Charles Bronson", está há mais de três décadas no cárcere sendo que passou ao menos 30 na solitária. No filme Bronson (2008) de Nicolas Winding Refn, é interpretado por Tom Hardy, o mesmo que dá vida ao vilão Bane de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

O filme tem uma linguagem violenta e ao mesmo tempo cômica fugindo do lugar comum dos filmes de penitenciária que envolvem gangues disputando território no local ou um grupo buscando a liberdade. Neste trabalho se trata mais da criação de uma lenda contemporânea, como o personagem principal pontua: "eu sempre quis ser famoso". A trilha sonora de música clássica complementa o perfil psicológico da personagem.

A fotografia segue o ritmo com cores que lembram o clima da Inglaterra tanto das cidades cinzentas e azuladas como do estado de espírito dos anos de Margaret Thatcher. Bronson por tempos foi pugilista de lutas clandestinas, as bareknuckles nas quais os gladiadores travam batalhas sem luvas. Algo que ainda ocorre no submundo britânico.

Também diferente dos filmes que retratam marginais, Refn e Hardy não buscam mostrar Bronson como um pobre coitado que escolheu o crime para driblar dificuldades econômicas ou mesmo fazer "justiça social". Bronson simplesmente é assim porque é, porque pode. O alter-ego assumiu o controle.

Já falei deste filme no passado e pode ler o que disse clicando aqui. Abaixo a obra com legendas em espanhol.