sábado, 19 de janeiro de 2013

Kelly Pavlik anuncia aposentadoria

Kelly Pavlik / (foto: divulgação)

Em Nova York, nos EUA, o ex-campeão mundial dos médios (72,6 kg) pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) e Organização Mundial de Boxe (OMB) Kelly Pavlik anunciou sua aposentadoria para a ESPN.com. Está preocupado com os danos futuros que sua saúde pode sofrer caso permaneça lutando e já não se sente mais motivado.

"Quando se permanece tempo demais num esporte você tem problemas de saúde. Isto é algo muito importante para mim", declarou Pavlik. "Não estou falando sobre hoje, estou falando do futuro. Falo de quando tiver 55 ou 60. O que ocorrerá comigo lá? Por quê me arriscar especialmente neste esporte. É um esporte brutal e você nunca sabe o que pode acontecer".

"Eu conquistei o cinturão mundial, defendi meu título, foi campeão por 3 anos e levantei um bom dinheiro. Por quê me arriscar a ter problemas de saúde? Isto é uma parte grande de tudo. Eu também não me sinto mais motivado. Estou indo para um novo capítulo de minha vida".

Pavlik estava programado para desafiar o supercampeão supermédio (76,2 kg) da Associação Mundial de Boxe (AMB) e campeão do CMB Andre Ward no dia 26 de janeiro em Los Angeles, na luta principal de um evento da HBO. Entretanto o embate foi adiado para 2 de março e definitivamente cancelado após Ward ter lesionado seu ombro direito e passado por cirurgia que o manterá fora de ação por meses.

Para Pavlik o cancelamento da luta pode ter sido uma benção disfarçada. "Sou profissional há 13 anos e estou nisso desde meus nove anos. Eu me isolo durante dois ou três meses (para treinar), estou farto de deixar minha família. Chega um momento em que você não quer mais fazer isto".

"Não ganhei dinheiro com o cancelamento do combate com Ward, mas saúde e tempo com a família são mais importantes neste ponto da vida, ainda mais sem a garantia de uma grande luta ou data específica", pontua o ex-lutador.

O "Fantasma de Youngstown", como é conhecido, hoje tem 31 anos. Foi campeão de 2007, quando bateu Jermain Taylor após se recuperar de uma queda e o aniquilar no 7º round e perdeu o trono em 2010 em uma sangrenta decisão por pontos para Sergio Martínez.

Pavlik (40-2-0, 34 KO's) fez três defesas batendo por nocaute Gary Lockett, Marco Antonio Rubio e Miguel Espino. Durante seu reinado venceu Taylor por pontos, mas não com a coroa em jogo, e perdeu para Bernard Hopkins, fora de seu peso em embate também não válido pelo trono.

O jornalista Dan Rafael da ESPN aponta que Pavlik se tornou uma estrela, ganhou milhões e deu alguém para os pobres de sua cidade natal torcer. Participou de eventos e até deu discurso na campanha da então senadora Hillary Clinton em 2008 quando esta disputava a vaga de presidenciável do Partido Republicano com Barack Obama.

Porém Pavlik foi atormentado por seus demônios internos, entre 2010 e 2012 tirou duas pausas, uma de 11 meses e a outra de 10 meses. Estava lutando contra o alcoolismo e precisou ir para a reabilitação, chegou a ser preso por dirigir embriagado. Voltou em 2012 vencendo 3 lutas.

"Tive uma boa carreira. Saio com 40-2 e perdi as duas para os melhores, Martínez e Hopkins. Estou contente. Não é como ter sido nocauteado. Não é como ser nocauteado como foi Manny Pacquiao (em dezembro contra Juan Manuel Marquez)", aponta Pavlik.

"Eu estou bem fisicamente. Mas eu me pergunto porque ficar brincando de sorteio? Eu fiz isto por este tempo e cheguei até aqui. Tive lutas duras. Fui derrubado por Jermain Taylor, havia sido derrubado antes na minha carreira. Mas você vai levando socos constantemente e eles vão se somando. Quando termina, você pode ter problemas cerebrais, pode ficar sonado, pode desenvolver Parkinson. Por quê forçar? Não preciso mais disto no meu coração. Então por quê forçar? Fui muito feliz até este ponto".

O ex-atleta pretende abrir uma academia - não apenas de boxe - na sua cidade. Também está ocupado com um shopping center seu e de um sócio. Quanto aos problemas envolvendo alcoolismo garante que ficaram no passado e que está bem.

O pensamento de se aposentar já estava na sua cabeça há anos, antes de sua defesa contra Miguel Espino em 2009, revelou. Planejava se aposentar após o combate com Ward, mas o cancelamento adiantou sua decisão.

Casado e pai, tem a menina Sydney de 6 anos e Kelly Jr. que completará 4 em fevereiro, vem sendo pedido para deixar os ringues pela mulher Samantha há tempos.

"Por dois ou três anos ela tem me pedido para sair do esporte. Disse que quando eu completasse 30 queria que eu parasse", afirma Pavlik. "Seu maior medo era danos futuros por conta do boxe. Meus pais também a apoiam. Eles sempre disseram que se eu não estivesse 100% mentalmente pronto que não fosse lá, então eles estão juntos nessa".

Dan Rafael ainda questiona se Pavlik pode voltar aos ringues como o veterano Shane Mosley de 41 anos que voltou após menos de um ano aposentado.

Pavlik garante que por enquanto não pretende voltar, está cansado de fazer algo que faz desde os 9 anos sendo que alcançou o grupo de elite. Não garante que ficará no sofá, mas por enquanto está fora dos vestiários.

Fonte: ESPN.com