segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Sou um lutador completo e de coração"

Samir Santos no Córner / (foto: Guga VW)

No domingo (27/01), o gaúcho Samir Barbosa, 32, desceu o sarrafo no boliviano Esteban Hillman Tababary, 30, o superando por nocaute técnico após 3 quedas no 1º assalto em luta em Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Com isto faturou a coroa médio-ligeiro (69,9 kg) Fedecentro da Associação Mundial de Boxe.

Samir (30-10-3, 21 KO's) teve um 2012 sofrido, perdeu por nocaute técnico no 1º assalto para o catarinense Patrick Teixeira, no início do ano, porém se recuperou batendo o paulista "Flanelinha de Ouro" Daniel Sabóia. Entretanto o final da temporada foi amargo com uma derrota por nocaute técnico no 11º round diante do argentino Luciano Cuello. Samir lutou aguerridamente na casa do oponente e encontrou condições adversas nos bastidores conforme relatou.

Tababary (13-9-2, 9 KO's) não é um dos grandes da América do Sul, mas foi o adversário que Barbosa teve para mostrar que ainda tem jogo e mão pesada. Além das atividades no ringue mantém com parceiros o projeto social Punhos de Esperança que atende crianças de sua cidade. Em entrevista ao Córner do Leão, Samir fala de sua nova fase, expectativas e ainda sobre o incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.


Como é voltar a ativa?

Sou um lutador completo e de coração por isto não deixo nada me abalar e sei que há um dia após o outro, não posso ficar esperando meus resultados caírem do céu. É em cima do ringue que resolvo tudo e também levo um projeto e uma gama de jovens que me seguem e me têm de exemplo por isto não posso decepcioná-los.

Como se sentiu diante de Hillman?

Como sempre falo: "meu próximo adversário é sempre o mais difícil", então com Hillman subiu no ringue e fui para cima dele como um leão sem pensar em quem era e sim o que tinha que fazer, como faço em todas as lutas.

O que avalia do embate com Luciano Cuello?

Com Cuello estando eu na categoria dos 69,9 kg adaptado, nocautearia-o até o 7 round sem problemas, o meu erro foi baixar em muito pouco tempo para lutar com ele. Pensei que conseguiria fazer uma boa recuperação de um dia para o outro e me equivoquei... Foi isto. Não sou mais um garoto, minha recuperação de um dia para o outro em perder 5 quilos na pesagem para subir ao ringue no outro dia já não é mais a mesma.

"Posso dizer que o RS inteiro esta de luto assim como estamos sofrendo, cada gaúcho, como se fosse como um membro de nossa própria família".

Por quê não atua mais com Paulo Lima?

Paulo é um bom treinador e um grande amigo, mas moramos em cidades diferentes e o transporte todos os dias para um treinamento eficaz por falta de patrocínio infelizmente fica difícil. Este é um dos motivos

Como está seu projeto social?

Meu projeto ganha vida a cada dia e sei que este ano sera muito bom para nós, pois com a mudança na Prefeitura sei que o novo prefeito olhará com mais atenção nosso projeto e também o esporte e em breve estará saindo um projeto muito bom junto a Petrobras que sediará alguns esportes olímpicos, entre eles o boxe. Na terça feira será o jantar de divulgação e esta semana após o jantar poderei divulgar e informar melhor como sera o projeto.

Santa Maria, no seu estado, convive com a tragédia da boate Kiss. Como isto afetou o Rio Grande do Sul?

Bom o povo gaúcho é um povo muito voltado a família e tem um amor e respeito muito grande ao próximo. Posso dizer que o RS inteiro esta de luto assim como estamos sofrendo, cada gaúcho, como se fosse como um membro de nossa própria família. Ontem no evento houve mais cedo por parte da prefeitura e da organização do evento a cogitação de ser transferido por respeito ao que aconteceu, porém por já se encontrarem na cidade atletas de todo estado que participaram das lutas amadoras preliminares e das lutas profissionais de fundo com um adversário vindo de tão longe preferimos fazer o evento, mas com singela homenagem e prestação de um minuto de silêncio . Eu Samir Santos e toda minha equipe estamos de luto junto a todos os gaúchos que perderam amigos e familiares nesta grande tragédia.