terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Samir comenta sobre licença cancelada de Marcelo Rodriguez

Samir dos Santos no Córner / (foto: Guga VW)

Na última sexta-feira (15/02), o pugilista brasileiro Samir Santos Barbosa, 32, bateu por nocaute técnico o argentino Marcelo Alejandro Rodriguez, 35, em combate no Club Fortín, no município Ciudad Evita, em Buenos Aires, Argentina.

Hoje é raro um brasileiro vencer fora de casa ainda de forma tão avassaladora. No dia seguinte à vitória, o comentarista do Canal Combate Daniel Fucs enviou um e-mail notificando que a licença de Rodriguez (61-21-0, 44 KO's) junto a Federação Argentina de Boxe está cancelada desde 2008.

O cancelamento teria se dado por "baixo desempenho" nas lutas. A maioria dos adversários que venceu possuem mais derrotas do que vitórias, e quando encarou oponentes de cartéis regulares acabou derrotado. O embate foi organizado pelo WPC (World Pugilism Commission) - entidade pequena baseada na Argentina - e teve em jogo seu cinturão dos médios (72,6 kg).

O gaúcho Samir ao ser questionado sobre o status de Rodriguez responde: "o que posso dizer é que sou apenas um lutador e sei fazer o que todo lutador faz que é subir em cima do ringue e enfrentar quem for preciso para vencer. Agora quem tem de que saber ou conferir isto não sou eu e nem é meu trabalho. Quem for responsável por isto que se preocupe".

Perguntado se sente ser perseguido por Daniel Fucs Samir afirma: "creio que ele deva ter mais o que fazer, mas se for este o caso que também possa pagar minhas contas e me ajudar sempre que possível nos meus treinos. Vai ajudar muito mais a mim e ao boxe brasileiro em vez de ficar escrevendo bobagem. Lembrando que quem faz o boxe brasileiro é aquele lutador que tem família, levanta cedo para treinar e de quebra ainda trabalha muitas vezes em outro emprego tendo que dividir entre treinos, família, trabalho e mais treinos se quiser ser alguém no esporte e não é aquele que vem ao Brasil de vez em quando dizer que quer lutar pelo boxe brasileiro, dá dinheiro para as pessoas e entidades certas.Aí fica fácil, nunca mais lutar pelo verdadeiro boxe e ainda falarem bem dele. Difícil é fazer o que eu e muitos lutadores brasileiros fazemos e não temos apoio nem mesmo de quem escreve ou teoricamente 'conhece sobre boxe'".

Além das atividades no ringue, Samir é conhecido por manter o projeto social Punhos de Esperança para crianças carentes de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. É tido como atleta duro de ser combatido no cenário nacional e internacional.

Para acessar a sessão de licenças canceladas no site da FAB clique aqui.